Os trabalhos de prevenção para combater a dengue não param em Sinop. O Centro Municipal de Endemias tem se adaptado ao cenário de pandemia do coronavírus para continuar cuidando e fiscalizando o município.
Mesmo com as equipes reduzidas e os mutirões cancelados, as atividades de rotina seguem a todo vapor como, por exemplo, visitas domiciliares, atendimento às denúncias pelo telefone/aplicativo Se Liga Sinop, bloqueios de casos quando por meio das notificações de dengue, zika, chikungunya, vistorias permanentes em pontos estratégicos (locais com alto risco de criar focos, borracharias, oficinas, ferros velhos e etc), pesquisas vetoriais e levantamento de índice de infestação e captura de formas adultas dos mosquitos Anopheles e Flebotomínios, transmissores das doenças lesh e malária e educação em saúde por meio das mídias sociais.
Durante a pandemia, os agentes de endemias já visitaram os bairros Paulista, Adriano Leitão, São Cristóvão, Lisboa, Maripá, Chácaras São Cristóvão 1 e 2, Ipiranga, Brígida, Chácara Tapajós, Quarteirão 1 do Belo Ramo, Sebastião de Mato 1, Boa Vista, Sabrina 1 e 2, Alto da Glória, Belo Horizonte, Bella Suíça, Carpe Diem, Paraíso, Nações, Nossa Sra. Aparecida, Jacarandás , Itália 1 e 2, Village, Barcelona, Distrito industrial, Terra Rica, Buritis, Panambi, Imperial, Conquista, Ipês, Europa, Vitória Régia, Boa Esperança, Santa Rita, Novo Estado, Recanto dos Pássaros, Tarumãs, Acácias, Maria Vindilina, Veneza, Califórnia, Violetas, Jequitibás, Palmeiras e Delta. Estão concluindo os bairros Celeste, Setor Industrial Sul, Florença, Maringá, Ibirapuera, Botânico, Chácara Planalto, Bom Jardim, São Francisco, Oliveiras e Conquista.
Denúncias via telefone podem ser realizadas pelos números 3511-1829 e 66 9994-8559. A Prefeitura de Sinop entende a importância do serviço, já que dengue também mata. E a prefeita Rosana Martinelli pede a colaboração de todos neste momento. "Nossos servidores têm prestado um excelente trabalho, mas precisamos lembrar que a luta contra a dengue é conjunta. Se não houver colaboração do cidadão a Prefeitura, sozinha, não consegue baixar os registros da doença. Lembremos que mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos quintais das residências. Em meio à luta contra o coronavírus, alerta para a dengue permanece", alertou Martinelli.
