O Ministério Público Estadual de Mato Grosso – MPMT, solicitou a Prefeitura de Sinop que responda em 6 horas o porque não foi cedido ainda a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, uma GABINE DE SEGURANÇA BIOLÓGIACA para o laboratório do Instituto de Ciências de Saúde da UFMT.
O MP afirma que o Estado de Mato Grosso abriu através da Portaria 099/2020/GBSES as incrições para laboratórios públicos, privados e de ensino e pesquina do Estado a se habilitarem para realizaçnao do exame RT-PCR (em tempo real) para o vírus SARS-VoV-2.
O Promotor Dr. Pompilio Paulo Azevedo Silva Neto, afirma que é de seu conhecimento que o laboratório e equipe multidisciplinar de professores do Programa de Pós graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), desenvolvou um laboratório para examos do novocoronavírus, porem é necessário uma cabine de segurança biológica NB2. O Promotor de Justiça diz que a prefeitura de Sinop tem essa cabine disponível e que a mesma não está sendo usada, e que se quer tem previsão para sua instalação no Laboratório Municipal – LAMAC, ele afirma ainda que a UFMT solicitou essa cabine no dia 27/03/2020 ao Município a cedência da ganine de segurança biológica BN2 em caráter emergencial e que até o dia de hoje a prefeitura porque entraves de natureza MERAMENTE BUROCRÁTICOS não respondeu a solicitação.
O Ministério Público questiona a Prefeita Rosana Martinelli sobre os avanços da pandemia em Sinop e no Estado e cita o óbito em Lucas do Rio Vercde para cobrar mais celeridade por parte da Prefeitura na cedência da gabine a UFMT, e diz que isso contribuirá no combate ao vírus, facilitando o exame de grande número de pacientes de pessoas e consequentemente, a indentificação e isolamento de pessoas próximas aos infectados pelo vírus.
"Excelência, o avanço da pandemia no Estado de Mato Grosso, bem como no Município de Sinop e Região, inclusive com a ocorrência de um óbito em Lucas do Rio Verde, não deixam margem para dúvidas de que nesse combate à pandemia as medidas devem ser tomadas de forma urgente, uma que o atraso de horas pode custar vidas! Disse o Promotor de Justiça Dr. Popilio Paulo Azevedo Silva Neto em trexodo ofício.
Pompilio fixou o prazo de 06 horas para a resposta para que as medidas necessárias para cedência do equipamento seja feito a UFMT de Sinop; A prefeitura foi notificada no dia 04 de abril e até o momento não se pronunciou sobre o tema.
