A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização, irá centralizar, a partir desta quarta-feira (17), a aplicação da vacina BCG (Bacilo de Calmette & Guérin). A partir da data, o procedimento será realizado às quartas-feiras, à tarde, nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Botânico e do Jardim das Palmeiras.
De acordo com a coordenadora de imunização, Sirlei Castilho, esse formato de centralização tem foco melhorar o aproveitamento das doses. “Concentrar as procuras pela vacina em unidades estratégicas é necessário para que não haja desperdício, visto que cada frasco de BCG é multidose e, após aberto, a validade do frasco é de seis horas. Outro fator importante é quanto ao abastecimento reduzido da vacina. Neste mês de julho, o Ministério da Saúde disponibilizou para Sinop apenas 4% da meta estipulada, ou seja, de 4.600 doses, apenas 180 foram entregues ao município”, explica a coordenadora.
A equipe de imunização municipal realiza a aplicação da vacina BCG em 100% dos bebês recém-nascidos na maternidade do Hospital Santo Antônio e, com isso, a procura pela vacina em UBS's vem reduzindo gradativamente.
BCG
A vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causa pelo Mycobacterium bovis ou o Bacilo de Koch. A dose deve ser aplicada o mais precoce possível, de preferência ao nascer. A dose está disponível nos serviços de saúde para crianças menores de cinco anos.
