O juiz da 5ª Vara Federal em Cuiabá, Jeferson Schneider,concedeu um habeas corpus de soltura a favor do vereador Toninho Bernardes PL e mais 6 empresários da região . O vereaddor foi solta na manhã desta sexta-feira (06).
Toninho foi preso na manhã de quarta-feira (03) durante operação Terra Envenenada com o objetivo de combater o ingresso, transporte e comercialização de agrotóxicos ilegalmente importados do Paraguai e da China. O produto entrava no Brasil pelo norte de Mato Grosso. Ele estava preso no presídio Osvaldo Florentino Leite "Ferrugem".
Além do vereador mais 6 empresários da região foram encaminhados a delegacia da Polícia Federal em Sinop. Durante a operação, o delegado Rodrigo Martins disse que a principio o vereador seria um distribuidor local desses produtos.
Foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão pela Justiça Federal que foram cumpridos nas cidades de Sinop, Sorriso, Feliz Natal, em Mato Grosso, além de São Paulo/SP, Campo Grande/MS e Terra Roxa/PR.
A investigação originou-se da análise do material e depoimentos colhidos na primeira fase da operação, em 2018, quando foi desmantelada organização criminosa e apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adulterados.
Desde essa etapa inicial, a Polícia Federal intensificou as investigações e identificou grandes grupos de fornecedores regionais e nacionais, cujos líderes e integrantes foram presos na segunda fase.
Foram apreendidos documentos e materiais de interesse para investigação, agrotóxicos, além de armas irregulares.
