Servidores do Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-Sinop) estiveram, na manhã desta quinta-feira, 29, fazendo visitas pontuais em alguns mercados da cidade. Na pauta, embalagem, peso e precificação de produtos à base de chocolate e ovos de páscoa.
De acordo com um dos advogados do Órgão, Alex Cotrim, as visitas, que foram feitas de forma aleatória, foram todas de orientação e não punição. “Fizemos visitas pontuais, conversando com os gerentes dos supermercados e apontado casos que deveriam ser corrigidos a fim de proporcionar mais comodidade e confiança ao consumidor, haja vista que a data leva um número sigificativo de pessoas a buscar o mesmo produto”, ilustrou.
Em um dos supermercados visitados, o Procon orientou que o gerente fizesse placas individuais e mais setorizadas dos diversos ovos de páscoa à venda, pois a forma como estavam dispostos poderia confundir ou gerar dúvida aos consumidores. Já em um outro supermercado, as tabelas estavam bem postas.
“Em um [supermercado], nós orientamos para que as tabelas com os preços fossem refeitas e postas em maior tamanho e maior quantidade, identificando os produtos de forma individualizada e não coletiva. Já em outro, nós chamamos o gerente e o parabenizamos pela forma como estavam dispostos os preços. Muito bem visível e muito bem informativo ao consumidor!”, explicou.
O Procon vem desenvolvendo várias ações desse tipo ao longo do ano passado e ao longo deste ano. Em outubro de 2017, por exemplo, realizou visitas em todo o comércio central, posteriormente, promoveu palestra e, por fim, fez a checagem se tudo estava sendo feito em conformidade para que não ferisse os direitos do consumidor. A ação foi chamada de “Natal sem Susto, consumidor bem informado, empresário bem informado”.
O início de 2018 também foi marcado pela campanha “Volta às Aulas”, uma ação de orientação e verificação das listas de material escolar e valores de mensalidades praticados pelas escolas particulares do município.
