Aconteceu nesta quarta-feira (29) no Plenário da Câmara Municipal de Sinop, audiência para debater a implantação da Univercidade Federal do Norte de Mato Grosso, ou seja a emancipaçao do campos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em univerdade idependente. Esteve presente o Ministro da Educação, MIlton Ribeiro e ele garantiu apoio ao projeto.
Segundo o Ministro o oramento de 2022 já foi encaminhado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional com o pedido de aumento de verba. "O que puder ser feito, faremos, já encaminhamos o orçamento que será voltado ao congresso e pedi um aumento de 17% na verba discricionária." Disse o Ministro.
Segundo ele está é a verba que está no poder do ministro para direcionar de acordo com a avaliação e os pedidos técnicos e acadêmicos. Ele garantiu ainda na audiência que tmbém fez pedido de aumento de verba para os institutos federais na ordem de 28%. Garantiu o Ministro da Educaçação MIlton Ribeiro.
O reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva disse em sua fala na tribuna da Câmara que apoia a criação da nova Universidade e parabenizou Sinop por buscar essa demanda.
O Prefeito de Sinop e Sorriso, Roberto Dorner (Repubicanos), Prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB), os senadores da república Wellington Fagundes (PL) e Carlos Fávaro (PSD), além do presidente da câmara de Sinop, Élbio Volkweis (Patriota), e o secretário estadual de Educação de Mato Grosso, Alan Porto participaram da audiência.
O campus de Sinop conta com cursos de graduação em Agronomia, Matemática, Química, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, e Zootecnia. São oferecidos ainda programas de mestrado e doutorado.
Acriação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso vao criar 300 novos cargos diretos e um investimento de R$ 8,3 milhões por ano em Sinop.
