A Prefeitura de Sinop, por meio do seu Núcleo Tecnológico Municipal Maria Tereza da Silveira Gava, leva, atualmente, 62 alunos de 15 escolas municipais de educação básica aos Laboratórios de Informática Educativa (LIED) das unidades de ensino para atuarem como monitor. A proposta surgiu na gestão Rosana Martineli e visa ampliar a interação destes com a tecnologia.
O objetivo é que por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) o aluno conheça melhor os recursos tecnológicos, softwares educativos e de informática disponíveis nos LIED. Desta forma, ele assume também a tarefa de auxiliar seus colegas, técnicos, bolsistas e professores nas atividades realizadas na área da tecnologia, tanto no LIED quanto na escola.
Os critérios para ser um aluno monitor é ter no mínimo 10 anos, estar cursando entre o 4º e 7º anos do Ensino Fundamental da rede municipal, bem como ser pró-ativo, sociável e ter interesse em ajudar o próximo. As atividades são realizadas no contra-turno, de forma que não interfira no desempenho escolar do estudante.
O período de atuação no projeto varia conforme a disponibilidade, desenvolvimento e interesse da criança. Ao final do ano letivo, o aluno monitor é homenageado por seus serviços prestados recebendo um certificado pela sua participação no projeto.
