Policiais federais cumprem, neste momento, mandados de busca e apreensão na sede do Tribunal de Contas do Estado. A ação faz parte da 16ª fase da Operação Ararath.
Ainda não há detalhes sobre os fatos que levaram à operação de hoje. Oficialmente, a Polícia Federal explica que o processo corre em segredo de Justiça e não pode fornecer maiores informações.
Além da sede do TCE, um dos alvos conhecidos da operação é o conselheiro afastado da corte, José Carlos Novelli. Policiais cumprem mandados de busca e apreensão em sua residência, no bairro Jardim das Américas, e numa propriedade rural ligada a ele.
Outro alvo da operação é o conselheiro Waldir Júlio Teis. Policiais estiveram em sua residência, no bairro Quilombo, Assim como Novelli, ele também está afastado da corte de contas desde 2017.
As informações são de que outros mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Não teria mandado de prisão a ser cumprido.
José Carlos Novelli e Waldir Teis foram afastados do cargo em setembro de 2017 no âmbito da Operação Ararath. Na ocasião, foram delatados pelo ex-governador Silval Barbosa acusado de receber, junto com outros três conselheiros do TCE, propina para aprovar as contas do ex-governador, bem como não criar empecilhos nas fiscalizações de obras da Copa do Mundo e do programa MT Integrado. Além dele, foram afastados dos cargos os conselheiros Antonio Joaquim, Valter Albano e Sérgio Ricardo de Almeida.
