O presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (DEM) determinou que a eleição para definir o comando da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 seja realizada no dia 10 de junho.
A resolução foi assinada nesta quinta-feira (7) pelo presidente da Casa, pelo primeiro secretário Max Russi (PSB), e o segundo secretário Valdir Barranco (PT). O registro das chapas, segundo a publicação, deverá ocorrer entre os dias 1º e 8 de junho.
"Para concorrer à eleição da Mesa Diretora a chapa deverá requerer inscrições por escrito, em três vias, com a assinatura de todos os seus integrantes […] devendo o requerimento ser apresentado ao gestor de gabinete do presidente da mesa em exercício", estabeleceu resolução.
Ainda fica inviabilizada, conforme o documento, a inscrição de chapas incompletas, ou de parlamentares que já estejam inscritas em outro grupo. A chapa deve ser composta por sete parlamentares, sendo eles o presidente, vice-presidente, segundo-vice, e primeiro, segundo terceiro e quarto secretários.
O resultado da eleição será anunciado assim que a votação acabar, logo na sessão do dia 10.
Covid-19
A resolução ainda trata, em parágrafo único, que a data prevista pode ser alterada devido a "situações emergenciais" que possam ocorrer devido à pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.
Mudança de data
A eleição deveria ocorrer em setembro. No entanto, após um pedido da deputada Janaina Riva (MDB) ao presidente da Casa, um PEC (Projeto de Emenda Constitucional) foi aprovado mudando a data da eleição.
A parlamentar argumentou que, se mantida a data, a eleição ocorreria próximo ao nascimento de seu filho, planejado para 25 de agosto.
