Não podemos mais discutir Sinop – A Capital do Nortão, sem falarmos de MOBILIDADE URBANA.
Os 07 viadutos que estão sendo construídos na BR-163 são importantes neste processo, mas ao contrario contrário do que dizem, na minha opinião as obras vão pressionar ainda mais o movimento de veículos dentro da cidade.
Os investimentos em educação, saúde. esporte, cultura… são muito importantes, mas mobilidade urbana precisa de uma atenção como nunca se teve em Sinop.
Lembremos que a avenida das Itaúbas e um pequeno pedaço da avenida dos Tarumãs foram as grandes obras que melhoraram o transito de Sinop, a Oscar Niemeyer não tem asfalto e apesar de ser muito importante é pouco para uma cidade como Sinop.
É importante frisar, que a atual gestão teve a coragem de fazer o Plano de Mobilidade Urbana, que irá nortear os investimentos do futuro, porem imagino que é necessário criar por exemplo um núcleo MOBILIDADE URBANA, uma junção com cabeças pensantes envolvendo Secretarias de Obras, transito e PRODEURBS, onde seria desenvolvido projetos e ideias para melhorar a traficabilidade na Capital do Nortão, discutir o assunto diariamente, desenvolvendo projetos e buscar recursos para que as ideais saiam do papel.
Em números reais, Sinop será a segunda maior cidade de Mato Grosso nos próximos 10 anos. É só pegar a projeção de crescimento de Rondonópolis e Várzea Grande do último censo e imaginar o crescimento proporcional da próxima década, logo o número de veículos tende a dobrar e se o poder público não encarar essa realidade de frente, os desafios de hoje serão muito maiores em 10 anos.
A sociedade discute mão única nas paralelas com uma cabeça provinciana dos pioneiros, mas os desafios são muito maiores, as ligações Leste/Oeste por exemplo, sem contar que toda e qualquer obra ou mudança necessitam de investimentos gigantescos que impreterivelmente passará por emendas parlamentares, e no segundo momento transtorno ao usuário causado pelas obras.
O legado desta gestão e das futuras, não tenho dúvida, será preparar Sinop para o futuro que tem como pilar central MOBILIDADE URBANA, não só na BR-163, mas em toda cidade.