Connect with us

Hi, what are you looking for?

30/06/2025

Polícia

Polícia Civil cumpre 98 ordens judiciais e desarticula esquema de distribuição de drogas na região metropolitana

Foto PJC/MT

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou na manhã desta terça-feira (20.5) a Operação Personal, para cumprimento de 98 ordens judiciais, contra um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação para o tráfico.

As investigações identificaram um complexo esquema de distribuição de drogas, relacionado ao envio de drogas da fronteira (Cáceres) para distribuição em Cuiabá e Várzea Grande, atingindo diversas camadas sociais da região metropolitana.

As ordens judiciais, sendo  16 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão domiciliar e 34 determinações de bloqueio de contas bancárias vinculadas a investigados, foram expedidas pela Justiça com base nas provas colhidas ao longo da investigação conduzida pela Denarc.

Os mandados são cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Sinop e na cidade de Londrina (PR). O cumprimento das ordens judiciais conta com a participação de dezenas de policiais civis da Diretoria Metropolitana, Diretoria do Interior e da Diretoria de Atividades Especiais e da Denarc do Paraná.

Investigações

A operação tem como base o avanço das investigações da Operação Maximus 2, já concluída, com indiciamento de 19 investigados por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico e também de lavagem de capitais praticados por uma organização criminosa.

Com o levantamento de novos elementos probatórios, foi possível identificar que um dos alvos investigados se associou a outros envolvidos (até então não identificados) para o cometimento de tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas.

Com o encontro de provas em relação a terceiros não abrangidos na investigação inicial, foi descoberto um complexo e recorrente sistema de distribuição de drogas, com reiteração criminosa, e envio de drogas da fronteira (Cáceres) para distribuição na cidade de Cuiabá e Várzea Grande.

As investigações levaram a  identificação de transportadores das drogas e traficantes locais, que adquiriam e revendiam os entorpecentes abrangendo várias camadas sociais em Cuiabá.

Durante as investigações e levantamentos foi realizada a interceptação de uma carga de drogas do grupo criminoso. Na ocasião, foi preso em flagrante um casal com 23,57 quilos de maconha.

Lavagem de dinheiro

Segundo as investigações, o grupo criminoso movimentava expressivos valores por meio de contas de “laranjas”, utilizava aplicativos para repasse de entorpecentes e mantinha um esquema de ocultação patrimonial com a utilização de pessoas interpostas.

As investigações continuam com análise do material apreendido e rastreamento dos ativos financeiros bloqueados.

Assessoria

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Polícia

Criminosos sequestraram uma família, vizinha do banco Sicoob, no Recanto dos Pássaros, em Cuiabá, na noite de domingo (29) e usaram a casa para...

Polícia

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpre na manhã desta quarta-feira (25.6), 42 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão, na...

Polícia

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), força-tarefa permanente composta pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Militar,...

Polícia

Em Sinop, durante uma abordagem no km 845 da BR-163, na noite desta terça-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 37...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação