Os dados apurados pelo Centro de Informações Socioeconômicas da Unemat – CISE apontam que em setembro a taxa de inflação medida pelo Índice de Preços do Consumidor – IPC foi de 0,84%.
Com esse resultado, a inflação acumulada em Sinop nos últimos 12 meses alcançou 8,94%.
Comparado à economia brasileira, a taxa de inflação no município no mês de setembro seguiu a tendência de alta, divulgado pelo IBGE.
O IPCA para o mês de setembro foi de 1,16% em relação ao mês anterior. O IPCA nacional acumulado em 2021 foi de 6,90%. Já nos últimos 12 meses o IPCA ficou em 10,25%, bem acima da inflação de Sinop para o mesmo período, que ficou em 8,94%.
O resultado nacional aponta uma inflação acima da meta definida pelo Banco Central, que é de 3,75%.
A inflação de Sinop manteve a tendência em setembro, quando comparada ao mês anterior. O aumento nos preços das cestas de Habitação e Transportes continuam sendo os principais fatores para a alta da inflação.
Este mês, as diferenças mais significativas sobre o índice de preços em Sinop foram habitação, com aumento de 1,89%, transporte 1,36% e alimentação 0,71%.
O grupo de consumo educação apresentou a maior retração dentre os grupos de consumo (-0,25%). Já os demais apresentaram variações relativamente pequenas em relação ao mês anterior.
Fonte – Julio Tabile/Comunicação CDL
