Só Informação recebeu na manhã de hoje (09), cópia de ofício enviado ao presidente da Câmara Municipal de Sinop , vereador Élbio Volkweis (Patriota), e Corregedor, vereador Professor Mário (Podemos), solicitando que os vereadores abram processo para investigar quebra de Decoro Parlamentar envolvendo o vereador Toninho Bernardes (PL), preso na última quarta-feira em Sinop. O pedido foi protocolado pela advogada Janaina Lino Serra Teixeira.
Em seu pedido ela diz que nunca na história da cidade um vereador eleito pelo povo teve seu gabinete visitado e vistoriado pela Polícia Federal através de mandado de busca e apreensão e decretação de prisão temporária.
Ela ressaltou também a fala do Delegado da Polícia Federal, Rodrigo Martins, em entrevista coletiva que o vereador Toninho seria o responsável por receber e fazer a distribuição dos produtos.
Diante dos fatos, ela solicita que a Câmara aplique o Conceito de Decoro Parlamentar. "Decoro Parlamentar é a conduta individual exemplar que se espera ser adotada pelos políticos, representantes eleitos pela sua sociedade." Descreve a advogada Janaina.
Ela ressalta ainda que tal pedido não visa apurar a culpabilidade criminal do vereador e sim se o mesmo faltou ou não com o Decoro Parlamentar como lhe é exigido durante a sua Diplomação como representante do povo.
