Apesar da Câmara Municipal de Sinop ter se renovado em mais de 60% nas eleições do último domingo (15), o número de representantes mulheres continua baixo. Apenas uma mulher foi eleita e representará o gênero no legislativo no próximo quadriênio (2021 – 2025).
A Profa Graciele (PT) recebeu 1.122 votos. Sendo assim houve queda no numeros de mulheres eleitas para o legislativo de Sinop.No biênio que se encerra em 31 de dezembro de 2020 duas mulheres conseguiram se eleger entre elas professora Branca e Maria José da Saúde.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 235 pessoas se candidataram ao cargo de vereador em Sinop Destes, apenas 78 eram mulheres
Elas são, segundo o IBGE, 51,9% da população, mas estão sub-representadas na política: em 2018, o número de mulheres na Câmara dos Deputados saltou 51% e bateu recorde, mas atingiu apenas a marca de 15% entre 513 parlamentares. Em 2016, nas últimas eleições municipais, somente 11,6% das prefeituras eleitas eram mulheres.
