Ao que tudo indica seis candidatos devem disputar a Prefeitura de Sinop, muito se esperava que haveria composições na chapa majoritária, que alguns candidatos recuassem do pleito. Tal previsão a princípio não aconteceu e os “analistas” políticos mais uma vez erraram, assim como quando na eleição de Jair Bolsonaro.
Será uma disputa jamais vista na história de Sinop, que sempre teve eleição polarizada ou ele ou ele. Desta vez a se confirmar nas convenções, nomes fortes e de representatividade buscarão o voto do eleitor.
É uma grata surpresa, na verdade é algo incrível para o desenvolvimento democrático e amadurecimento político não só de quem vota como dos grupos políticos que terão que se reinventar e toda e qualquer previsão a princípio não passa de mera especulação.
Vejamos os nomes:
Juarez Costa (MDB) – O vice não está definido, dizem que o nome viria do DEM. Os Democratas participaram de reunião e tinham apalavrado seu apoio ao Deputado Federal JC. Corre a boca pequena que o DEM está querendo mudar o rumo e seguir outro caminho. Muitos falam que Juarez foi o melhor Prefeito de Sinop, e por isso seria o favorito a vencer as eleições. Segundo corre nos bastidores da política, o ex-prefeito lidera as intenções de voto nas pesquisas internas que foram feitas pelos grupos políticos .Vale lembrar que o MDB tem um bom tempo de TV e um bom Fundo Partidário.
Roberto Dorner (Republicanos) – O vice também não está definido, apesar de uma fonte garantir que Dalton Martini (Patriota), teria apalavrado o apoio e ser vice do homem do Chapéu. Roberto Dorner ficou em segundo lugar no pleito de 2016, fez mais de 20 mil votos, trabalhou durante os 4 anos no projeto de ser Prefeito de Sinop, manteve o grupo e o trabalho até aqui surtiu efeito, uma vez que mesmo sem mandato, ele está em segundo lugar nas pesquisas internas. O tempo de TV pode ser um problema caso o Partido não faça coligações, fala-se inclusive numa composição com o PSDB de Nilson Leitão. O partido tucano tem um bom tempo de TV e até por isso valoriza o seu passe.
Rosana Martinelli (PL) – O vice não está definido, mas surgiu boatos que a atual prefeita estreitou conversas com o Dilceu Dal’Bosco. Ele seria o vice e com isso traria os Democratas (DEM), para sua chapa. O DEM pode ser fundamental para as pretensões da atual prefeita nestas eleições, uma vez que o PL não tem muito tempo de TV e o partido dos Dal’Bosco tem direito a minutos importantes na telinha. Rosana deixou suas ações para o último ano e acredita que as obras que estão acontecendo será o ponto determinante para sua reeleição. Muitos diziam que a candidata do PL desistiria do pleito, mas ela bateu o pé e não abri mão de sua candidatura. Se não conseguir o apoio do DEM vem praticamente com chapa pura e pouco tempo de TV. Nos bastidores dizem que Rosana Martinelli está em terceiro lugar nas pesquisas internas.
Delegado Dr. Sérgio Ribeiro – PSL – O vice já está definido, e será o vereador Ícaro Severo do mesmo partido, ou seja vem com chapa pura para disputar as eleições municipais de Sinop. A sigla terá duas coisas importantes nesta disputa, tempo de TV e dinheiro do Fundo Partidário. O PSL resolveu bem a questão do vice e Dr. Sérgio sai fortalecido deste processo com convenção marcada para o dia 07 de setembro. As informações é que o Delegado e Ícaro cresceu nas pesquisas e podem surpreender os caciques de Sinop.
Dr. Jorge Yanaí (Podemos) – A vice já está definida, é a Sargento da Polícia Militar Lucélia. Não se pode negar que até agora o candidato que mais surpreendeu e de forma positiva na escolha de seu vice foi o Dr. Jorge Yanaí. Não desmerecendo os demais candidatos a vice, mas a Sargento Lucélia, não era cogitada e pegou todos de surpresa. A convenção está marcada para o dia 12 de setembro. Muitos afirmavam que Yanaí desistiria de concorrer a Prefeitura, mas o “Japa” se manteve firme e vem com condições de igualdade na disputa eleitoral de 2020. O tempo de TV pode ser um problema. Nas pesquisas internas ele estaria empatado com o candidato do PSL.
Professor Roberto Arruda (PT) – O vice não está definido, mas dizem que o Partido dos Trabalhadores virá com chapa pura. Único candidato de esquerda que disputará a eleição em Sinop, acredita que os apoiadores de Lula podem fazer a diferença. Arruda é reitor da Unemat/Sinop, e foi uma surpresa, já que o PT cogitava outros nomes. Roberto Arruda vem em último nas pesquisas internas dos partidos. Vale lembrar que o PT tem minutos importante de TV e é um dos partidos que mais tem Fundo Partidário.
Neste resumo do que pode ser a eleição de Sinop você pode se perguntar: Porque não tem o nome de Dalton Martine?
A princípio Dalton que ficou em terceiro lugar nas eleições de 2016, com mais de 16 mil votos, não será candidato. Ele estaria apalavrado com Roberto Dorner (Republicanos), porem seria mais um grande nome a compor nesta disputa épica das eleições municipais de Sinop.
Como eleitor claro que quero ver Dalton na disputa, a riqueza de propostas e nomes para escolhermos, quem será o futuro prefeito da capital do nortão, seria algo tremendo para a democracia. Algumas pessoas próximas ao possível candidato do Patriota insiste que ele deve manter sua candidatura, vamos aguardar.
Não podemos negar que estes nomes disputando a eleição para prefeito de Sinop, é impossível dizer quem ganha o pleito, todos ficam em igualdade para a disputa. A não polarização será fundamental para o eleitor. Desta vez temos grupos novos, com novas propostas, mas também a possibilidade de manter os grupos que comandam Sinop por anos, se o eleito assim entender. Isso é a democracia!
Friso aqui que nesta coluna quando citamos pesquisas, é mera especulação já que, nenhuma pesquisa oficial foi divulgada nos últimos dias, mas com informações de fontes ligadas aos candidatos tivemos acesso a informações que repito, não são oficiais apenas números internos de pesquisas feitas pelos pré-candidatos.
Aguardemos até o dia 15 de novembro e que vença o melhor, para Sinop!
