A Secretaria Municipal de Nova Ubiratã notificou, nesta sexta-feira (15), dois novos casos de Covid-19 (coronavírus). Até o momento, três pacientes do município atestaram positivo para a doença. O primeiro caso foi notificado na tarde de ontem (14). Outros 19 pessoas seguem em isolamento domiciliar.
Segundo a pasta, os casos foram confirmados com base nos sintomas apresentados pelos três pacientes e a realização de testes rápidos (sorologia) distribuídos pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. O material biológico dos pacientes também foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen).
Os pacientes infectados são o esposo e a filha, respectivamente com 41 e 17 anos, da mulher diagnosticada anteriormente com a doença. Mãe e filha trabalham no mesmo local e afirmam não ter viajado durante o período de pandemia o que reforça a suspeita de que elas foram infectadas por algum cliente da empresa.
Um segundo filho do casal, funcionário de um armazém de grãos, foi submetido ao teste rápido que apontou negativo ao Covid-19.
Seguindo o protocolo de combate e prevenção da doença, a família segue em isolamento domiciliar e são acompanhados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Um profissional da pasta também foi designado para efetuar serviços de aquisição e entrega de alimentos a família.
“Eles estão um pouco assustados com a repercussão do caso, mas quanto a saúde todos estão bem, graças a Deus”, explica o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo.
O gestor voltou a pedir calma a população. Ele ainda defendeu a preservação da imagem da família.
“O que está acontecendo com eles [pacientes] poderia ter acontecido com qualquer outra família. São pessoas de bem, trabalhadores e merecem nosso cuidado, compreensão e respeito nesse momento”, observa.
Deliberação do Comitê
Horas antes de receber a confirmação dos exames, o secretário se reuniu com os membros do Comitê de Enfrentamento, Acompanhamento, Monitoramento e Adoção de Medidas contra o Coronavírus.
Na oportunidade o grupo deliberou sobre as ações de conscientização e fiscalização que devem ser intensificadas em conjunto pela Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).
O foco da fiscalização será o cumprimento do decreto estadual que torna obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos, além da destinação de álcool 70% e o distanciamento social de 1,5 metros entre os clientes e a aglomeração de pessoas em locais públicos.
Cenário estadual
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (14.05), 734 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 24 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Os óbitos mais recentes foram notificados pelos municípios de Várzea Grande, Lucas do Rio Verde e Chapada dos Guimarães.
Cenário Nacional
O Brasil registrou, até as 19h desta quinta-feira (14), o total de 202.918 casos de coronavírus e confirmou a recuperação de 79.479 (39,2% do total) pacientes.
Até o momento, são 13.993 mortes provocadas pela doença, cuja a taxa de letalidade é de 6,9%, considerando o total de casos confirmados. Nas últimas 24 horas, o país registrou 13.944 novos casos e 844 novas mortes, sendo que a maioria delas aconteceu em períodos anteriores, mas foi inscrita nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde somente de ontem para hoje, após conclusão da investigação. Outros 2 mil óbitos estão em investigação.
