Secretaria de Saúde de Nova Ubiratã confirmou, agora há pouco, o registro do primeiro caso de coronavírus (Covid-19) do município. Trata-se de uma mulher de 54 anos que foi encaminhada para uma clínica particular de Sorriso.
De acordo com o prontuário médico, a paciente apresentou sintomas da doença desde o dia 21 de abril. Entre os sintomas relatados preliminarmente pela paciente estão; tosse seca e dor de garganta. No início do mês, o quadro clínico da paciente evoluiu para alteração de olfato e paladar, além de leve dificuldade para respirar (dispneia).
Neste período a paciente fez uso de antibióticos. Entretanto, nesta quinta-feira (14) ela apresentou pioras significativas e ao procurar a unidade de saúde foi submetida ao teste rápido que deu positivo.
O médico responsável pelo atendimento, solicitou um exame de raio-x que comprovou a alteração pulmonar. Seguindo o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, a secretaria municipal iniciou o monitoramento de familiares e das pessoas próximas a paciente a fim de identificar possíveis novos casos.
“Essas pessoas já estão em isolamento domiciliar e recebendo os cuidados médicos necessários”, disse o secretário municipal de Saúde, Silvio André Stolfo. “Sabíamos que era uma questão de tempo para o vírus chegar a nossa cidade e ele infelizmente chegou”, lamentou o gestor que voltou a pedir atenção por parte dos moradores.
“A forma mais eficaz de se prevenir a doença é evitando o contado com pessoas infectadas. Portanto, fica aqui nosso alerta para que as pessoas evitem sair de casa. Se o fizerem, utilizem máscara de proteção e façam a higienização constantes das mãos”, complementa Stolfo.
Conforme boletim divulgado nesta terça-feira (12), o município de Nova Ubiratã contabiliza 03 casos descartados da doença e 02 síndromes gripais. Outros 18 pacientes seguem em isolamento domiciliar e são acompanhados diariamente por profissionais da saúde.
Casos descartados
Na segunda-feira (11), a Prefeitura de Nova Ubiratã havia comunicado a existência de dois casos suspeitos no município. No entanto, ambos foram descartados após a realização de exames pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).
Cenário Estadual
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (13.05), 673 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 21 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. O mais recente óbito foi notificado pelo município de Cáceres.
