As colações de grau dos graduandos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) serão feitas de forma online, por meio de um processo via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), até o dia 23 de abril, para evitar aglomeração de pessoas. A informação consta na portaria GR Nº 179, publicada nesta segunda-feira (23) e assinada eletronicamente pelo reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares da Silva.
Conforme a portaria, fica a cargo da coordenação de cada curso iniciar o processo via SEI com a lista dos prováveis formandos para análise da exação curricular do semestre vigente. O processo será analisado pelos órgãos competentes da Universidade e retornará à coordenação de curso para disponibilizar acesso aos graduandos a Ata de Colação de Grau e Termo de Juramento. Ambos os documentos serão assinados eletronicamente pelos alunos.
Os documentos assinados serão encaminhados à Reitoria, “que poderá outorgar grau ou designar seu representante para confecção e assinatura do Termo de Outorga do Grau”. Após a assinatura da outorga, o processo seguirá para a Gerência de Registro Escolar da Graduação (campus Cuiabá) e às Supervisões de Registro Escolar (demais campus) para o registro da data da colação de grau no Histórico Escolar.
De acordo com a portaria, o rito virtual deve ser concluído até o dia 10 de abril para os campi de Cuiabá, Araguaia e Várzea Grande. Para o campus de Sinop, o prazo se estende para o dia 23 de abril.
A medida segue o caminho do comunicado feito pela Universidade no dia 16 de março, quando anunciou a suspensão das aulas presenciais nos campi por conta do novo corona vírus.
