Cinco crianças estão internadas com dengue em estado grave, duas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e três na UTI do Hospital Santo Antônio de Sinop, fora as que estão internadas mas não em estado grave.
A situação preocupa as autoridades uma vez que uma criança de 8 anos já morreu de dengue hemorrágica no municipio. O caso aconteceu no final de dezembro e foi confirmado pela Secretaria de Saúde e há um outro caso com morte que está sob investigação pela Prefeitura.
Até o final de dezembro, de acordo com a Prefeitura, foram registradas 3.074 notificações da doença, das quais 722 casos foram confirmados. Por este motivo, uma série de medidas estão sendo adotadas para combater a dengue no município.
Existe uma força-tarefa e uma sala de situação de monitoramento emergencial de controle e combate ao mosquito, anexo ao Centro de Endemias e é coordenada por um biólogo cedido pelo Ministério da Saúde ao município.
As autoridades alertam que a sociedade precisa colaborar com o combate a doença já que todos estão expostos ao mosquito, e a unica maneira de prevenir é acabando com os criadouros do aedes aegypti, mosquito que é responsavel pela transmissão da Dengue, Chikungunya, Zika e da Febre Amarela urbana.
Durante 2019, o estado de Mato Grosso registrou 16.992 casos notificados que foram investigados para ver se tratavam de casos confirmados. Em 2018, o número foi menor, quando foi registrado 10.029 casos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o estado mato-grossense está com o grau de risco alto. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, apenas Cuiabá e Várzea Grande estão com nível baixo.
