O Centro de Atendimento Sócio Educativo para menores infratores de Sinop (CASE), não ira fechar, pelo menos foi o que ficou definido em uma reunião que aconteceu na sede da Ordem dos Advogados – OAB, envolvendo representantes da União das Entidades de Sinop – UNESIN, Governo do Estado, Câmara Municipal, Promotoria, Judiciário, Polícia Federal, Polícia Civil, e servidores do Centro de Atendimento Sócio Educativo.
No dia 09 de dezembro o Governo do Estado determinou o fechamento do Centro de Atendimento Sócio Educativo de Sinop (CASE), com a informação ouve uma grande mobilização para que a unidade de Sinop continuasse aberta, diante da pressão o Governo recuou da decisão, porem para que a Unidade Sinop consinue funcinando será necessário uma reforma no CASE, até que o novo Centro seja construído no Município. O Investimento de reforma está estimado em 100 mil reais, com a reforma o número de vagas de menores infratores que é de 12, aumentará para até 20 menores.
Na oportunidade o Presidente da Câmara Municipal de Sinop Remídio Kuntz (PL), se comprometeu em devolver o valor da reforma do CASE de Sinop para o Executivo, e solicitara a Prefeita Rosana que esse dinheiro seja carimbado para manutenção da unidade. "A Câmara de Sinop já colocou recursos em emendas impositivas para o Conselho de Segurança do Município, sabemos que a responsabilidade da segurança pública é do Governo do Estado, mas é um dever de todos e os Vereadores de Sinop tem feito sua parte para contribuir com a Segurança. Diante da possibiidade do fechamento do Centro Sócio Educativo, vamos fazer esse exforço e pedir a Prefeita que destine esse recurso para esta manutenção que manterá o CASE aberto em nossa cidade." Disse Remídio ao Site Só Informação
Segundo o Juiz da Vara da Infancia e Adolecencia Dr. Jacó Sauer, disse que 12 jovens estão em regime fechado e mais de 100 estão cumprindo medida meio aberto, respeitando as 07 possibilidades prevista em lei de punição de menores infratores, caso o Sócio Educativo de Sinop fosse fechado todo este trabalho seria perdido.
Outro que falou da importância do CASE permanecer em Sinop foi o Promotor da Infancia, Dr. Nilton César Padovan, comentou que os processos que involvem menores estão sendo julgados em tempo rápido na Comarca de Sinop, processos de 2019 já formam julgados, mas isso só é possivel porque tem toda uma estrutura que permite essa seleridade, caso o Centro fosse fechado um elo importante seria quebrado e muito do trabalho feito até agora seria perdido.
Para o Presidete da UNESIN, Dr. Paulo Avansini Carnelos a reunião foi muito possitiva, e a união de toda sociedade teve resultado esperado, ele alegou que este é um trabalho de todos, Juiz, Promotor, Câmara de Sinop, entidades e Executivo e essa união fez com que o Governo do Estado recuasse sua decisão, agora é trabalhar para fazer as reformas do CASE até que o novo Centro Sócio Educativo seja construído em Sinop. " Foi a união de todos que fez a diferença, não ouve vaidade e sim comprometimento de cada um, o CASE não só permanecera em Sinop como terá sua capacidade aumentada para 20 menores". Comentou o Presidente da UNESIN.
Até março de 2020 o Governo do Estado deve dar a ordem de serviço para construção de uma nova unidade no Alto Da glória estimado em R$ 7 mi com capacidade para 60 menores, o dinheiro já esta bloqueado pela Justiça e o local foi doado pela Prefeitura de Sinop. A Sejudh pretente também vender o prédio de onde funcina hoje o CASE de Sinop e usar o dinheiro na construção da undiade.