Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop realizada nesta quarta-feira (10/06), o vereador Lindomar Guida – MDB, fez o requerimento solicitando a criação de mais uma Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI) para investigar possiveis crimes ambientais praticados pela Usina Hidrelétrica Sinop. O pedido do parlamentar teve a assinatura de mais 13 vereadores.
A CPI tem como objeto apurar os Crimes ambientais praticado pela UHE-Sinop contra a fauna e flora nas margens do leito do Rio Teles Pires.
A Usina Sinop vai enfrentar a segunda CPI para apurar crimes ambientais na contrução da Usina, na primeira CPI irregularidades graves foram apontadas pelos vereadores e o resultado foi encaminhado ao Ministério Público. Em meio a tudo isso 214 funcionários da Construtora Triunfo estão sem receber suas recisões de trabalhistas, a empresa alega que não recebeu da UHE-Sinop e por isso não pagou os trabalhadores.
"O que a Usina Sinop está fazendo na nossa região são crimes absurdos, não só no meio ambiente mas com trabalhadores. Fizemos o pedido de CPI e queremos apurar outras irregularidades que a Usina cometeu, os orgãos fiscalizadores como SEMA e tantos outros foram omissos e isso precisa ser apurado e uma vez comprovado a empresa precisa ser punida, estamos fazendo o nosso papel." Disse o vereador Lindomar Guida ao NotíciaNet.
