Um vídeo feito por um pescador mostra milhares de peixes mortos ano Rio Teles Pires entre Sinop e Itaúba, os pescadores dizem que navegaram por cerca de 20km pelo rio e que por onde passaram havia peixes mortes na margem do rio.
O Vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o retrato do momento em que o Rio Teles Pires está vivendo e o senhor que filmou falou ao site NotíciaNet/Só Informação que são milhares de peixes mortos; “É de dar dó nunca vi algo igual, são mais de 20km de peixes mortos, milhares de peixes de várias espécies mortos, um crime com o meio ambiente. A usina simplesmente não pensa no impacto que tudo isso está causando, e pior a SEMA e IBAMA prendem trabalhadores com meia dúzia de pescado como se fosse bandido, e agora o que vão fazer com essa empresa, acho que nada uma vez que eles tem dinheiro para calar a boca de muita gente”. Disse revoltado o pescador que não quis se identificar.
A Secretaria do Estado e Meio Ambiente (Sema) e a empresa Sinop Energia apuram mortes de peixes no Rio Teles Pires, no município de Itaúba. A situação aconteceu após 24 horas da abertura de uma comporta do vertedouro e fechamento das adufas da Usina Hidrelétrica de Sinop. Os reservatórios estão em processo de enchimento desde o dia 30 do mês passado.
Por meio de nota, a Sinop Energia disse que fez o enchimento da usina, após obtenção das autoridades necessárias dos órgãos envolvidos no licenciamento do empreendimento. A empresa afirmou ainda que o processo do enchimento do reservatório é controlado e há diversas equipes envolvidas no monitoramento das variáveis ambientais, de modo a identificar eventuais incidentes.
Os peixes mortos estão sendo recolhidos e levados para uma perícia, que irá revelar a causa da morte. A Sinop Energia asseverou que uma série de providências foram tomadas, tais como aumento imediato de barcos e funcionários especializados para monitoramento detalhado e resgate ictiofauna a jusante (abaixo da barragem).
Nossa equipe procurou a SEMA para se pronunciar sobre o tema, mas até o momento ninguém falou sobre o fato.
Da redação Rudy Roger
