A ação resultou em 200 atendimentos e 47 diagnósticos confirmados, entre eles duas crianças. Ao todo, Sinop já tem 67 casos confirmados em 2019 sendo 11 no primeiro mutirão, 47 no segundo e nove outros detectados em pacientes que procuraram as unidades de saúde desde o início do mês, demonstrando o grande alcance e sensibilização promovidos pela campanha.
Como explica o médico clínico geral Francisco Specian Júnior, um diagnóstico precoce, somado ao tratamento correto da enfermidade, eliminam as chances de sequelas no futuro. O profissional exemplifica uma das rotinas de exames realizadas no sábado, 19, em um dos pacientes com diagnóstico positivo. “Este paciente nos procurou com queixa de uma mancha amortecida no braço. Ele morava em outra cidade e está em Sinop há 10 anos. Provavelmente, a doença foi adquirida lá, pois esse é o tempo de incubação da hanseníase. Hoje, realizamos nele o teste de sensibilidade térmica com a temperatura quente na pele lesionada e o teste de sensibilidade na córnea do olho (área extremamente sensível), mas ele não respondeu nenhum dos testes”, detalhou.
A educadora física e responsável pela Academia Municipal da Saúde, Janete Dacrosse, aproveitou o mutirão para convidar os pacientes a participarem de um grupo específico com atividades para pessoas com hanseníase e que será aberto em fevereiro. “Já temos alguns portadores da doença que participam das nossas atividades desde o ano passado e estão tendo resultados fantásticos. Então, senti a necessidade de abrir um grupo só com eles, onde, além de atividades físicas, eles possam também receber um acompanhamento nutricional, psicológico e terapêutico de uma forma diferenciada”, conta.
A terceira e última etapa do mutirão será realizada na UBS Sabrina, no próximo sábado, dia 26, das 8h às 16h. De acordo com a enfermeira e coordenadora do Centro de Hanseníase e Tuberculose, Maria Auxiliadora Freitas Souza, os mutirões ocorrem com o apoio de toda equipe do Centro, das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) São Cristóvão e a Sabrina, dos estudantes de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, e dos médicos residentes do município. A Clínica Dermatologia Avançada patrocinou as camisetas da campanha para toda a equipe de trabalho.
Fonte Assessoria