O ex-prefeito de Glória D’Oeste, Nilton Borgato (PSD) – que foi assessor no gabinete da Vice-Governadoria na gestão Pedro Taques – assumirá a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec). Já o deputado estadual Silvano Amaral (MDB), que não conseguiu se reeleger, comandará a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).
A Procuradoria Geral do Estado ficará sob a responsabilidade do procurador Francisco de Assis da Silva Lopes.
O anúncio revela que o democrata recuou da ideia de incorporar a Secretaria de Agricultura Familiar à Pasta de Desenvolvimento Econômico, tal como anunciado em novembro passado.
Por outro lado, a Secretaria de Justiça deve ficar como adjunta da Segurança Pública. Já o Turismo, que ficaria sob responsabilidade da Secretaria de Cultura, migra para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
“Todo o time escolhido preenche os requisitos de competência, experiência e conhecimento sobre a área de atuação. E, principalmente, tem vontade de sobra em trabalhar por Mato Grosso e estão conscientes do enorme desafio face a dura realidade financeira do Estado”, afirmou o governador eleito.
Segundo ele, a principal missão dos novos secretários será o de colocar em prática as medidas necessárias para equilibrar as contas do Estado – por meio de uma política de redução de despesas e incremento de receitas – e de melhorar os serviços prestados ao cidadão.
“Foi feito um trabalho minucioso pela nossa equipe de transição, que fez o diagnóstico e apresentou alternativas para os maiores problemas do Estado. Com base nisso, pude escolher as pessoas mais qualificadas para o perfil que cada secretaria exige”, explicou Mauro.
Biografia
Nilton Borgato – Foi secretário municipal em Porto Esperidião de 2001 a 2008 e foi prefeito de Glória D’Oeste de 2009 a 2016. Foi presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de 2009 a 2012, além de assessor especial da Vice Governadoria.
Silvano Amaral – É deputado estadual. Na Assembleia, é membro titular da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CEFAEO), membro também das comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto; Saúde Previdência e Assistência Social; Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária e Indústria, Comércio e Turismo. Também foi secretário de Finanças e de Governo em Sinop.
Francisco de Assis da Silva Lopes – É formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, de Presidente Prudente (SP). Vive em Cuiabá há 30 anos e atua desde 2002 na Procuradoria Geral do Estado.
Veja a relação dos secretários:
1 – Alexandre Bustamante (Segurança, Justiça e Direitos Humanos)
2 – Allan Kardec (Cultura, Esportes e Lazer)
3 – Basílio Bezerra Guimarães dos Santos (Secretaria de Gestão e Planejamento)
4 – Cesar Miranda Lima (Desenvolvimento Econômico)
5 – Emerson Hayashida (Controladoria Geral do Estado)
6 – Francisco de Assis da Silva Lopes (Procuradoria Geral do Estado)
7 – Gilberto Figueiredo (Saúde)
8 – Marcelo de Oliveira, o Marcelo Padeiro (Infraestrutura)
9 – Marioneide Angelica Kliemaschewsk (Educação)
10 – Mauren Lazaretti (Meio Ambiente)
11 – Mauro Carvalho (Casa Civil)
12 – Nilton Borgato (Ciência, Tecnologia e Inovação)
13 – Rogério Gallo (Fazenda)
14 – Rosamaria Ferreira de Carvalho (Trabalho e Assistência Social)
15 – Silvano Amaral (Agricultura Familiar)