Uma matéria veiculada no site RDNEWS coloca os principais candidatos a uma cadeira a Câmara Federal por Mato Grosso, o Estado elege 8 parlamentares. Segundo o consultor eleitoral Valdecir Pinho Calazans especialmente para este existe a real chance de eleição de dois deputados federais por Sinop e sendo assim três da região norte do Estado.
A possibilidade real segundo o analista, mesmo como por exemplo, Dilmair não estando numa coligação com candidatos sem densidade eleitoral, é possível já que, pela primeira vez, a legislação estabelece que nos cálculos da chamada sobra, entrem também aqueles partidos e/ou alianças que não tenham conseguido atingir o quociente, que deve ficar em 194.510 votos. Chegou-se a esse quociente, excluindo brancos e nulos, com abstenção de aproximadamente 25% e sobre universo de 2.330.280 eleitores. Nesta projeção Neri Geller (PP), deve ser o puxa voto de sua coligação, Juarez Costa (MDB), pode ser o mais votado em sua chapa e Dilmair Callegaro (PSDB), pode se eleger mesmo não tendo uma votação expressiva.
Para o analista a chapa A Força da União II, formada pelos partidos PRB, PP, Pros, PMN, PT, PR, PTB e podemos deve eleger três deputados, sendo que Neri Geller de Lucas do Rio Verde deverá, segundo as projeções do analista, ser o puxador de votos para coligação, a expectativa de soma de 403,3 mil votos.
A Coligação para Mudar Mato Grosso II, formada pelos partidos MDB, DEM, PSD, PDT e PMB, devem também eleger pelo menos três deputados para Câmara Federal, sendo que neste caso a disputa apesar de grande pela terceira vaga está concentrada em candidatos do MDB, sendo Juarez Costa ex-prefeito de Sinop um dos destaques do partido Medebista na busca por uma das vagas. A coligação deve somar cerca de 330 mil votos segundo estimativa.
Dilmair Callegaro (PSDB), também está bem cotado dentro desta nova regra das eleições a Coligação Segue Em Frente Mato Grosso II, está formada por PSDB, SD, PPS e PSB, está chapa segundo o analista político deve eleger um Deputado, sendo que os nomes que disputam essa vaga com chances reais são Dilmair Callegaro, Leonardo Albuquerque e Marcos Marrafon, o mais votado dos três deve assumir a cadeira. A coligação que tem o partido tucano deve chegar aos 172,6 mil votos.
A Coligação Fé e Trabalho composta por Victório Galli (PSL), deve eleger um parlamentar para Brasilia, o Deputado candidato a reeleição deve se consagrar o líder de votos e consequentemente se eleger, a coligação está composta por Patriota, Avante, PRP e PSL. Imagina-se que a coligação deve somar cerca de 146,5 mil votos.
As demais coligações segundo o analista não deve eleger nenhum candidato a Deputado Federal segundo as projeções do analista político Valdecir Pinho Calazans.
Veja abaixo a imagem ilustrativa feita pelo analista ao site RDNEWS.

Da redação Rudy Roger com informações RDNEWS.
