O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou que o Facebook retire do ar num prazo de 24 horas duas postagens impulsionadas na página ‘Mato Grosso é para todos’ e no perfil de ‘João Maguila’ por conteúdos inverídicos e absurdamente ofensivos a Nilson Leitão, atribuindo-lhe a prática de crimes.
Além disso, a rede social será obrigada a repassar à coligação os dados cadastrais (IP) da pessoa responsável pela página ‘Mato Grosso é para todos’.
O TRE observa que o vídeo postado na página “traz informações ofensivas que denigrem a imagem de Nilson Leitão”.
“O uso do anonimato para expressão de ideias aliado a utilização do perfil fake como se real fosse, sem a menor indicação do verdadeiro proprietário e responsável pelas postagens”, diz o juiz auxiliar Jackson Coutinho.
Já no perfil de João Maguila, o juiz eleitoral Mário Roberto Kono Oliveira reforça que retire o conteúdo que contenha agressão ou ataque ao candidato sem lhe assegurar o direito de liberdade expressão.
Histórico
Essa não foi a primeira vez que o TRE identifica Fake News contra Nilson Leitão.
Recentemente o Tribunal exigiu que Facebook e o Youtube retirassem do ar um vídeo apócrifo postado nas páginas do site ‘Lapada Lapada’ em que simula uma discussão Nilson Leitão, e o governador Pedro Taques (PSDB), candidato a reeleição.
O Tribunal também determinou que o Facebook retirasse do ar postagens impulsionadas na página ‘O Bom do Dia’ com conteúdo calunioso ao tucano publicando um material em que o acusa de ser detentor de grande números de processo no Superior Tribunal Federal (STF).
O TRE observou que a notícia é antiga e foi divulgada novamente antes do pleito eleitoral como se fosse uma notícia atual.
Além disso, a publicação foi patrocinada, o que é proibido de acordo com a Lei das Eleições, a não ser que seja com o intuito de promover candidatos e agremiações.
Nilson Leitão voltou a lamentar que mais uma vez tenha sido alvo de ataques via redes sociais com conteúdo apócrifo e mentiroso.
“Tentam derrubar a nossa campanha de qualquer jeito, mas mais uma vez proponho a fazer uma campanha limpa, de conteúdo de interesse para a população mato-grossense, mas, como disse anteriormente, infelizmente têm adversários que acham que vale tudo para se ganhar eleição”, finalizou.
Fonte Assessoria
