A pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Mark aponta que o ex-governador Jayme Campos (DEM) seria o senador mais votado nas eleições de outubro deste ano. Ele teria 16,7% das intenções de votos estimulados, seguido pela juíza aposentada Selma Arruda (PSL), que seria eleita com 9,2% do eleitorado.
O instituto ouviu 604 pessoas, entre os dias 18 e 22 de julho, em Cuiabá. A margem de erro, segundo o instituto, é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com número MT-05174/2018.
No cenário apresentado pelo Mark na pesquisa estimulada, onde nomes de candidatos são mostrados ao eleitor, sete pré-candidatos ao Senado foram utilizados. De acordo com o Mark, Jayme Campos lidera, com 16,7%, seguido por Selma Arruda, com 9,2%.
Em terceiro, aparece a ex-reitora da UFMT, Maria Lucia Cavalli Nerder (PCdoB), com 2,9%, seguida pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB), com 2,7% e o senador José Medeiros (Podemos), com 2,2%. Fecham a lista os dois pré-candidatos que brigam por uma vaga na coligação liderada pelo ex-prefeito de Cuiabá e pré-candidato ao Governo do Estado, Mauro Mendes (DEM).
O ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD), com 1,8%, leva uma pequena vantagem sobre o deputado federal Adilton Sachetti (PRB), com 1,6%. Segundo a pesquisa, brancos e nulos somaram 20,1% e os que não souberam ou não responderam, somam 42,8%.
O Mark não diferenciou quem foi o primeiro ou o segundo voto para o Senado, totalizando todos de forma igual.
REJEIÇÃO E ESPONTÂNEA
Líder na pesquisa de intenção de votos, Jayme Campos também lidera a lista dos mais rejeitados, segundo o Mark, que apontou que 8,4% dos eleitores não votariam no pré-candidato do DEM de jeito nenhum. O segundo mais rejeitado é Nilson Leitão, com 6,1%, seguido por Selma Arruda, com 3,8% dos eleitores afirmando que não votariam neles de forma alguma.
Na sequência, aparecem Adilton Sachetti, com 3,1%, Carlos Fávaro, com 2,0% e Maria Lúcia, com 1,2%. O nome menos rejeitado é o de José Medeiros, com apenas 0,7%. Brancos e nulos somaram 19% e não souberam ou não quiseram responder, somaram 55,6%.
Na pesquisa espontânea, onde os nomes não são apresentados ao eleitorado, Jayme Campos foi o mais lembrado com 1% das intenções, seguido por Selma Arruda, com 0,7%. O deputado estadual e candidato à reeleição, Wilson Santos (PSDB), foi o terceiro mais lembrado, com 0,6%, seguido pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Procurador Mauro (Psol), com 0,6%.
A lista segue com Carlos Fávaro (0,6%), José Medeiros (0,5%), o senador licenciado e ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), com 0,4%, e o ex-senador Antero Paes de Barros, com 0,3%. Encerram a lista o ex-governador Júlio Campos (DEM), com 0,3%, a secretária de Estado de Educação (Seduc), Marioneide Kliemaschewsk (0,3%) e o pré-candidato ao Governo do Estado, Mauro Mendes (DEM), com 0,3%.
Como se trata de pesquisa espontânea, alguns nomes que não irão disputar as eleições foram citados pelos entrevistados. Brancos e nulos somaram 19,1% e 75,3% não souberam ou não quiseram responder.
Fonte Leonardo Heitor/ Folhamax
