Quinta do mundo no salto triplo, a atleta de 19 anos entrou no Estádio Ratina neste domingo, carregando nas costas não apenas a enorme expectativa dos amigos, familiares e do treinador Marcos Vieira. Mirieli, nascida em Conceição Araguaia (PA) mas criada a vida toda em Sorriso (MT), garantiu a prata em sua quinta tentativa, quando saltou 13,81m (1.5), quebrando o seu recorde pessoal, que era de 13,60 m (0.6), obtido na qualificação deste sábado.
Mirieli é uma das revelações da Associação Sorrisense de Atletismo, que tem o projeto social “Sementes de Ouro” com crianças de 10 a 17 anos na cidade de Sorriso, a 498 km de Cuiabá.
A brasileira, que não participou do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, no final de junho, por causa de uma lesão na coxa esquerda, comemorou muito a recuperação e a medalha.
– Não sei nem dizer o que estou sentindo. Não dá para explicar. Estou muito feliz, quando dei o quinto salto tinha certeza da medalha, acho que a ficha vai cair mais tarde – disse Mirieli
A outra medalha brasileira foi conquistada neste sábado por Alison dos Santos nos 400 m com barreiras. Ele ficou em terceiro lugar, com 49,78m, e também quebrou seu recorde pessoal. No revezamento 4×400 m feminino, a equipe brasileira, formada por Marlene Santos, Tiffani Marinho, Chayanne da Silva e Letícia Lima, terminou na oitava colocação, com 3:34.55, novo recorde sul-americano. O anterior era da Colômbia, com 3:36.74, desde 2011.
O Brasil teve uma delegação com 20 atletas em Tampere – sete homens e treze mulheres. Os brasileiros participaram de oito provas finais. O Brasil passa a ter agora 14 medalhas na história do Mundial Sub-20, sendo três de ouro, duas de prata e nove de bronze.
Fonte Lance