Os procedimentos serão realizados nos municípios de Nova Mutum, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Ao todo serão realizadas 384 cirurgias, de acordo com a demanda encaminhada pelos municípios.
A secretária-executiva do consórcio, Solimara Moura, explica que os pacientes estão sendo selecionados pela Central de Regulação de cada município, seguindo os critérios de urgência e tempo de espera.
“A função do consórcio é fazer a gestão dos recursos, contratar e acompanhar o trabalho realizado pela empresa responsável pelas cirurgias. A quantidade de procedimentos e a seleção dos pacientes é definida pelos municípios.”
O mutirão terá início em Nova Mutum, no dia 21 de julho. Serão realizadas 55 cirurgias, beneficiando pacientes de Santa Rita do Trivelato (05) e Nova Mutum (50).
No polo de Sorriso, a campanha será realizada em dois finais de semana, 28 e 29 de julho, beneficiando os municípios de Sorriso (50), Feliz Natal (10), Ipiranga do Norte (22), União do Sul (04) e Santa Carmem (08).
E 4 e 5 de agosto, beneficiando os pacientes dos municípios de Tapurah e novamente Sorriso (50), totalizando 194 procedimentos.
O mutirão será finalizado em Lucas do Rio Verde, nos dias 11, 12 e 18 de agosto. Serão realizadas 135 cirurgias, beneficiando os pacientes de Itanhangá (16), Nova Maringá (04) e Lucas do Rio Verde (115).
Esta é o segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas realizado pelo Consórcio de Saúde, este ano. O primeiro teve início no mês de abril, foram realizados aproximadamente 380 procedimentos de Catarata.
O Pterígio é uma espécie de carne que cresce sobre superfície da córnea em direção à pupila. A cirurgia de remoção é simples, sem a necessidade de consulta pré-cirúrgica e exames. O procedimento dura em média de 30 minutos.
O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires é formado pelos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tapurah, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, União do Sul e Vera.