Com previsão de investimento de R$ 100 mil, geração de 40 empregos diretos e expectativa de público de 10 mil pessoas.
Para o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol Americano (FMTFA), instituição responsável pelo jogo internacional, Paulo Cesar Machado, o esporte tem a força de transformar a sociedade. Segundo ele, começa pela educação, perpassa pela saúde, pela economia e pela segurança pública. É uma ferramenta de controle social que influencia o comportamento humano.
“Países que investem continuadamente no esporte conseguem ampliam seus resultados em educação, mitigam gastos com saúde pública, ganham com qualidade de vida e longevidade, fortalecem a economia e reduzem índices de criminalidade. Esse é o caminho para metamorfosear um país que necessita de espírito esportivo, que nada mais é do que a prática da ética”, diz Machado.
Conforme o presidente da FMTFA, é de conhecimento científico e empírico que o esporte é o principal fator de aumento da frequência escolar e de redução da evasão escolar. Instituições de ensino e projetos sociais com atividades esportivas possuem índices mais altos de assiduidade do aluno. E eventos fazem parte da estratégia de atraí-los e mantê-los nesse estilo de vida saudável.
Histórico seleções
A primeira formação da seleção mato-grossense de futebol americano ocorreu para disputar o 1° Torneio de Seleções, de 18 a 20 de abril do ano de 2009, em Sorocaba (SP). E fizeram, com plantel composto praticamente por atletas do Cuiabá Arsenal, três partidas, com uma vitória sobre a seleção da Paraíba, uma derrota para a do Rio de Janeiro e outra derrota para a de São Paulo.
No ano seguinte, os mato-grossenses se agruparam mais uma vez para competir no 2° Torneio de Seleções, em abril de 2010, em Curitiba (PR). E, por conta da logística, o desafio foi ainda maior por terem feito três jogos, com média de três horas cada, em 24 horas. Foram três partidas e três derrotas. Perderam para a seleção do Paraná, novamente para São Paulo e para a de Santa Catarina.
A seleção uruguaia é mais antiga e tem maior histórico. Começaram em 2005 e fizeram o total de 16 confrontos (em 2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011, 2012, 2014, 2016 e 2017). Com oito vitórias e oito derrotas. E tendo como principais adversários as seleções da Argentina, do Chile e do Brasil e também jogaram contra clubes de outros países. E a primeira partida de 2018 será em Cuiabá.
Comissão Técnica
A comissão técnica mato-grossense será formada por dez membros: Na defesa, William Fernando Teza (coordenador de defesa) e Eduardo Narvaes (auxiliar de defesa), Rafael Teodoro (auxiliar) e Wesley Santos (auxiliar); No ataque, Victor Cohen (coordenador de ataque) e André Renck (auxiliar de ataque), Michael Douglas Klitzke (auxiliar) e Giovanni Trevisan (auxiliar); Nos times especiais, Lucas Gabriel Schneider (coordenador de special teams); E a vaga para técnico principal (Head Coach) aguarda confirmação do convidado.
A comissão técnica uruguaia é formada por seis integrantes: Gonçalo Techera (técnico principal), Martin Djambolakdjian (treinador de linha de ataque), Felipe Poggio (treinador de recebedores), Fernando Medeiros (coordenador de defesa), Pablo Dominguez (treinador de defensive backs) e Aldo Fierro (treinador de corredores e times especiais). E o capitão é Walter Hernández.
Atrações e Ingressos
O Mato Grosso Bowl terá os shows dos mascotes do Sorriso Hornets (ZumZum) e do Sinop Coyotes (Zé Coio), disk jockey (DJ), apresentações culturais e uma banda regional. E é um evento organizado pela Federação Mato-grossense de Futebol Americano (FMTFA) com apoio da Liga Uruguaia de Futebol Americano (Lufa) e da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael-MT).
“Para nós é importante jogar contra adversários diferentes. É uma maneira de continuar a crescer. Temos um núcleo unido que tem funcionado por anos e este será um bom desafio. Nos motiva enfrentar uma seleção que tem jogadores da Copa do Mundo de Futebol Americano, como Igor Mota e Andrei Vargas. E jogar na Arena Pantanal será uma oportunidade única”, disse o capitão da seleção uruguaia e presidente da Lufa, Walter Hernández.
Os ingressos são comercializados em pontos de vendas nas livrarias Janina e na Doctor Feet Goiabeiras e por meio do site MT Ingressos. Mais informações no Facebook da FMTFA.
Fonte Assessoria