Esta foi a primeira de uma série de entregas que irá contemplar os 150 Conselhos Tutelares que existem em Mato Grosso. Nesta etapa receberam os carros as unidades de 60 municípios. No total foram investidos R$ 6.457.563,00 na aquisição dos veículos.
Atualmente, há 800 conselheiros no Estado defendendo os direitos das crianças e adolescentes mato-grossenses. Para a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lindacir Rocha Bernardon, é muito importante equipar os Conselhos Tutelares com ferramentas para combater a violência. “Só podemos agir, prevenir e atuar na questão da violência contra a criança e adolescente, por meio das ferramentas necessárias para desempenhar este trabalho e os veículos irão contribuir para isto”, afirmou.
Segundo o presidente Associação dos conselheiros e ex-conselheiros tutelares de Mato Grosso, Nelson de Farias, a frota de veículos do Conselhos Tutelares do Estado não era renovada há oito anos. “Os veículos irão atender de forma mais gratificante os profissionais que trabalham em prol das crianças e adolescentes do Estado”, ressaltou.
O governador, Pedro Taques, disse que os Conselhos Tutelares desempenham um papel importante no Estado retirando as crianças e adolescentes da violência. “O Governo, com o apoio da Assembleia Legislativa, entende por bem entregar um veículo para cada Conselho, para atender, não só os profissionais no exercício das suas atribuições, mas cuidar do que temos de mais precioso, que são as crianças e os adolescentes”, disse.
Conselho Tutelar
Em Mato Grosso, os 150 Conselhos Tutelares e 800 conselheiros realizam o trabalho previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tem como atribuição preservar e defender a infância e a juventude. Os conselheiros contribuem para o enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes e para retirar meninos e meninas de contextos de vulnerabilidade. Atuam no combate a situações de negligência, exploração sexual e violência física. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência.
Fonte Assessoria