“A prefeitura tem investido em segurança, então estamos entregando esses equipamentos para que a Polícia Militar e a Guarda Civil possam trabalhar no controle do som alto de forma mais efetiva”, destacou a prefeita Rosana Martinelli.
Após a entrega, policiais militares e guardas civis participaram de um treinamento para o uso do equipamento. O aparelho faz a medição, emite relatório e tem calibrador.
‘É poluição sonora, ou seja, nós temos uma legislação que deve ser cumprida, temos muita reclamação de pessoas que moram próximas às avenidas. O fato das pessoas se reunirem e gostarem do som alto é uma prática comum, mas que tem que ser respeitada, porque meu direito termina onde começa o do meu vizinho”, explicou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luciane Bertinatto.
Segundo o tenente-coronel Mariowillian Ribeiro, são várias as denúncias de som alto no município e os equipamentos devem auxiliar na fiscalização e também na questão de conscientização da população.
“Temos recebido diversas ligações da população com a questão do som alto. Para que possamos dar a resposta efetiva é necessária a caracterização do crime ambiental, uma vez que com o decibelímetro há possibilidade de se fazer isso. Temos que saber viver em comunidade”, ponderou o tenente-coronel.
Os dois equipamentos foram adquiridos com recursos próprios da Secretaria de Meio Ambiente e cedidos, por meio de um termo de cessão de uso, à Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar.
Fonte Assessoria