O chamamento inclui uma parceria com a Escola Prepara Cursos de Capacitação que ofertará, à esses jovens, um curso rápido (aproximadamente 3 horas) de marketing pessoal ensinando-os a como se comportar diante de uma entrevista de emprego, como se vestir e como preencher um bom Curriculum Vitae.
A contratação de menor jovem aprendiz (de 14 a 24 anos) por empresas com mais de 100 servidores em seu quadro é uma exigência Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em Sinop são, pelo menos, 310 empresas que se enquadram nessa condição. O Sine detectou essa deficiência e quer encaminhar os menores jovens aprendizes já prontos para o mercado.
O jovem menor aprendiz interessado em preencher esse cadastro deverá procurar o Sine na unidade Ganha Tempo, que fica na Avenida das Acácias, próximo a igreja Todos os Santos, das 8h às 18h, munido de documentos pessoais e Carteira de Trabalho. Haverá um guichê específico para atender os interessados, basta que se identifiquem na entrada. O Sine não fecha para almoço.
O Sine vem desenvolvendo esse trabalho de captação de pessoas para preenchimento de vagas ofertadas através do balcão de empregos assim como o trabalho de capacitação de pessoas para preenchimento de vagas.
O Sine, também, vem mantendo várias outras parcerias ao longo do ano e oferecendo capacitações através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Rui Barbosa e Universidade de Cuiabá, por exemplo.
Menor jovem aprendiz
De acordo com a Lei 10.097/2000, ou Lei do Menor Aprendiz, toda empresa de médio a grande porte, ou seja, organizações que possuem 50 ou mais funcionários, deve contratar para compor o seu quadro de colaboradores, de 5% a 15% de jovens na condição de aprendizes. A idade destes menores é de 14 a 24 anos.
Fonte – Assessoria/Luciano André