A concessionária responsável pelo abastecimento em Santa Carmem, a Águas de Santa Carmem, intensificou o trabalho em todos os bairros do município neste mês de abril, ao utilizar a tecnologia de geofonamento.
O serviço, visa identificar vazamentos no sistema de abastecimento, o geofone, é um aparelho semelhante ao estetoscópio usado por médicos que tem como principal objetivo filtrar ruídos no subsolo à procura de vazamentos que não são visíveis na rede de distribuição de água.
A iniciativa da concessionária faz parte das ações de combate a perdas de água. A equipe qualificada trabalha uniformizada durante a execução dos trabalhos, afim de identificar vazamentos e ligações clandestinas, em Santa Carmem, cerca de 22 km de rede foram vistoriadas.
De acordo com o supervisor da Águas de Santa Carmem, Sodré Valadares, o trabalho é desenvolvido no período noturno, pois é preciso a menor interferência de barulhos possível. “O equipamento é extremamente sensível e para garantir total eficiência do serviço é necessário que não haja interferência externa, principalmente do trânsito”, destaca.
O geofonamento é uma técnica que visa melhorar ainda mais a qualidade do serviço de abastecimento no município, pois, auxilia no combate ao desperdício de água na rede de distribuição e beneficia diretamente o meio ambiente e a população.
Fonte assessoria
