Setenta e dois policiais militares dos Comandos Regionais foram selecionados para o 22º Curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). A iniciativa visa formar instrutores para atender a demanda da PM e das prefeituras no desenvolvimento do programa nas escolas.
Realizado pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, o curso será realizado no auditório do Comando Geral, em Cuiabá, a partir das 7h do dia 12 e se estenderá até o dia 23 deste mês, em período integral.
“Depoisos instrutores vão ministrar aulas para alunos do 5º ao 7º, atuando como multiplicadores das informações em cerca de 10 municípios, que já finalizaram convênio e estão aguardando o instrutor”, explicou o coordenador do curso tenente-coronel Waldemir Soares Sobrinho.
Desde a implantação do curso em Mato Grosso, em 2000, mais de 300 mil crianças, adolescentes e pais receberam formação do Proerd referendado por um dos maiores centros de pesquisa sobre álcool e drogas do mundo, o Instituto Nacional de Estudos sobre Abuso de Drogas (Nida), como sendo um dos mais eficazes modelos de prevenção às drogas.
Proerd
É uma atividade educacional preventiva que juntamente com as escolas e comunidade leva orientação e conscientização, sendo o principal programa de prevenção primária e um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida. O programa contribui para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, e principalmente mais segura.
Possui um material de apoio (livro do estudante) para crianças e adolescentes que aborda fatos sobre algumas drogas, noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da auto-estima, resistência ao bullying, entre outros assuntos de valorização da vida.
O conteúdo desenvolvido pelo Proerd também proporciona um trabalho cooperativo entre a escola e a família, com informações sobre drogas, violência e aptidões de como orientar, resolução de conflitos, estratégias para o fortalecimento do vinculo familiar, fatores de proteção e risco, entre outros.
Fonte – MTGOV
