O delegado-geral da Polícia Civil, Fernando Pigozzi, determinou o prosseguimento do concurso público para delegado substituto após o Ministério Público do Estado (MPE) arquivar o inquérito instaurado para investigar as denúncias de fraude e falhas na aplicação das provas objetiva e dissertativa da primeira fase do certame.
O edital que informa sobre a retomada do concurso está publicado no site do Cebraspe – Cespe/UnB, realizadora do certame que teve mais de 13 mil inscritos para o cargo de delegado. O salário inicial é de R$ 19 mil.
O concurso foi realizado em 8 de outubro de 2017 e suspenso um mês depois, em decorrência das denúncias de irregularidades na aplicação das provas, bem como o suposto rompimento do lacre das provas antes da aplicação das mesmas.
As crescentes denúncias fizeram o promotor da 6ª Promotoria de Justiça Cível da Capital, Ezequiel Borges de Campos, instaurar um inquérito para apurar se houve ou não fraude. Uma das denúncias era de que falhas teriam sido cometidas na abertura dos envelopes com as provas. Além disso, fotos da folha de resposta foram feitas ainda no tempo regulamentar da prova e vazaram nas redes sociais.
Após perícias realizadas pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e também pela banca realizadora do concurso, o promotor entendeu que houve divergência nos laudos apontados por ambas as entidades quanto ao suposto rompimento do lacre e determinou o arquivamento do inquérito em razão da falta de indícios da suposta fraude.
Agora, com a retomada do concurso, os candidatos poderão ter acesso à prova escrita dissertativa e aos espelhos de avaliação a partir do dia 8 de março. Além disso, poderão interpor recurso contra o resultado provisório na prova escrita dissertativa entre os dias 8 e 9 de março.
Para mais informações, os candidatos devem acessar o site da Cespe/Unb.
Fonte Karine Miranda
