A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na tarde desta terça-feira (6), a interceptação da aeronave PR-EBF que transportava 500 kg de cocaína.
O avião estava sem plano de voo e teve que fazer um pouso forçado no distrito de Nova Fernandópolis, em Barra do Bugres (168 km a Médio Norte de Cuiabá).
De acordo com informações da FAB, o avião é proveniente da Bolívia e foi monitorado e interceptado por três aeronaves de defesa aérea, sendo dois A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99.
Inicialmente, a FAB mandou que o piloto da aeronave mudasse a rota e o pousasse no aeródromo de Cuiabá, mas ele não obedeceu. Por isso, houve a necessidade de intercepção.
Já em solo, a aeronave passou por inspeções preliminares e a Polícia Federal contabilizou mais de 500 kg de drogas em seu interior. O piloto da aeronave conseguiu fugir. Conforme a PF, ele foi resgatado por outros integrantes da quadrilha.
A ação faz parte da Operação Ostium, de reforço na vigilância do espaço aéreo sobre a região de fronteira do Brasil, realizada desde o início de 2017 pela Força Aérea Brasileira. O objetivo é coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico.
Fonte Karine Miranda
