Durante revistas nas celas neste sábado (3), agentes penitenciários encontraram drogas, um pequeno túnel e grades cerradas no Presídio Osvaldo Florentino Ferreira Leite, conhecido como “Ferrugem”, em Sinop.
Será aberto um procedimento administrativo para investigar as duas situações e os presos envolvidos poderão receber sanções que podem chegar até ao aumento de pena. Também foi registrado um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue a situação.
Os fatos ocorreram em horários distintos. Primeiro, durante a tarde, os agentes estavam realizando vistorias rotineiras quando encontraram, na cela 3 do raio Laranja da unidade, 80 porções de maconha envolvidas em embalagens plásticas.
Já durante a noite, os servidores que realizam a vigilância desconfiaram do comportamento dos presos que estavam em outra cela do mesmo raio onde foram encontradas as drogas.
Os servidores decidiram averiguar a situação e ordenaram a saída dos presos do local. No espaço, foi encontrado uma grade cerrada e um pequeno túnel de aproximadamente 50 centímetros no fundo da cela. Os detentos já haviam escavado o concreto e chegaram à parte da terra.
Casos
O presídio Ferrugem há algum tempo registra casos de violência. No mais recente, em 24 de janeiro, o detento Taffarel Rodrigues Pereira Maciel, de 23 anos, foi encontrado morto em uma cela do raio Azul. Ele estava com sinais de enforcamento e tinha ao lado de seu corpo uma corda artesanal.
No ano passado, em abril, dois presidiários morreram durante uma rebelião na unidade. Mais de 100 presos participaram do ato violento, que ocorreu no raio Azul e tinha, conforma a própria polícia, a intenção de tomar todo o presídio.
Fonte Carlos Palmeira
