O senador Wellington Fagundes (PR) é cotado para assumir o Ministério dos Transportes a partir de abril deste ano, quando o presidente Michel Temer (PMDB) fará uma reforma ministerial. Isso porque, diversos ministros deixarão os cargos para concorrer as eleições este ano.
Entre eles, está o atual titular dos Transportes, Maurício Quintela, que deve ser candidato a senador por Alagoas. De acordo com a coluna Radar, da Revista Veja, Fagundes é considerado o “substituto ideal” para o cargo. “Ele já foi da Comissão de infraestrutura e coordena Frente Parlamentar de Logística”, diz a nota.
Caso Wellington seja confirmado como ministro, a oposição em Mato Grosso perde uma alternativa para a disputa do Governo. O republicano é considerado um dos principais nomes da oposição para enfrentar o grupo do governador Pedro Taques (PSDB), que deve ser candidato a reeleição.
A favor de Fagundes numa eventual disputa, está o fato dele ainda ter mais 4 anos de mandato como senador. No Congresso, seria substituído pelo médico Jorge Yanai (PMDB), com base eleitoral em Sinop.
DOIS MINISTROS
A reforma ministerial de Temer pode ampliar o espaço de Mato Grosso no 1º escalão do Governo Federal. Outro nome do Estado cotado para assumir como ministro é Eumar Novacki, atual secretário-executivo do Ministério da Agricultura.
Novacki é o “braço direito” do ministro Blairo Maggi (PP), que voltará ao Senado para ser candidato a reeleição. Maggi articula para que o aliado seja “promovido” a ministro, promovendo assim uma gestão de continuidade na pasta.
Fonte Folhamax
