
De acordo com dados divulgados pelo delegado regional de polícia Sérgio Ribeiro, Sinop terminou 2017 com 57 homicídios (mortes violentas) registrados pelas autoridades policiais.
Em 2016 foram registrados 42 homicídios. Dos 57 homicídios registrados em 2017, 90% foram elucidados pela Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoas, da Polícia Judiciaria Civil de Sinop
Entre os 57 homicídios, 9 vitimas não tinham registro criminal. 2 foram mortos em confronto com a polícia, 1 foi morto por um vigilante bancário e 5 foram mortos dentro do presidio durante rebelião no inicio do ano passado.
Conforme o delegado, 84% dos crimes ocorridos na cidade, estão relacionados com outros crimes como roubo, furtos e trafico de drogas. “Ambas as partes, tanto autor quanto vitima, tem envolvimento com outros delitos.”
Em 2017 nenhum caso de feminicídio foi registrado no município. Dados divulgados também mostram que o numero de roubos diminuiu na cidade. Em 2016 foram registrados 1.821 casos em 2017 esse numero caiu para 1.470. A redução chega a 30%.
Na avaliação do delegado, a redução dos assassinatos, se deve ao trabalho ostensivo que as policias estão realizando na cidade.A polícia fez um mapeamento de pontos com incidência de crimes e técnicas de inteligência, e isso tem surtido resultados positivos para o combate a criminalidade no município.
Estudo realizado pelo governo do Estado revela que Sinop esta entre as cidade com mais de 100 mil habitantes menos violentas do país e a sensação de segurança da população é satisfatória.
Fonte Marcia Jordan
