Prefeitura leva tratamento bucal a crianças das creches municipais

0
50
Com o objetivo de facilitar o acesso ao tratamento dentário e melhorar as ações preventivas das crianças da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove nas creches municipais ações do projeto “Boca Saudável, Dente Feliz”, que consistem na identificação e remoção de cáries, além de tratamento definitivo, através de restaurações.
Uma das novidades desta fase do projeto é o procedimento de restauração chamado de Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Uma técnica odontológica de mínima intervenção, a qual não necessita de anestésicos ou instrumentos de maior complexidade como a temida broca. Para receber esse tratamento em especifico, a criança passa por uma triagem e desde que  se enquadre no protocolo receberá o tratamento.
Dentro do projeto também é realizado um trabalho de educação e conscientização acerca dos cuidados necessários com a dentição para os pais e crianças das unidades de ensino.
De acordo com a coordenadora do projeto, Silvinha Demartini Lermen, “o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças, através do estímulo à escovação e também de hábitos alimentares saudáveis. Além de conscientizar os pais e professores sobre a real importância da saúde bucal, afinal saúde começa pela boca”, enfatiza.
O projeto segue sendo desenvolvido nas Creches Toda a Gente, Vinícius de Moraes e Palmeiras.

Comentários