Plano Municipal de Saneamento Básico é entregue a Prefeitura de Feliz Natal

0
43

Na última segunda-feira (15), a Fundação Nacional de Saúde  (FUNASA)  em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), realizou uma conferência para apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Participaram da mesa de honra o Prefeito Rafael Pavei a Primeira Dama e Secretária Patrícia Passador Pavei, os Secretários Crisomar Vieira de Carvalho, Marcelo Ceolin e Eduardo Ferreira Rosa,  Engenheiro do Município Jair Geuda Júnior e engenheira Sênior UFMT Luciana Nascimento Silva, Equipe Social Maria Jacobina da Cruz Bezerra.

A conferência foi comandada pela coordenadora do núcleo técnico da (FUNASA) Leiliane Barbosa. Que explicou o funcionamento do plano.

O Plano Municipal de Saneamento(PMS), visa sensibilizar as comunidades da importância do planejamento dos serviços de saneamento básico, para garantir o bem estar da população no município. O PMS proposto integra das ações que darão sustentação na elaboração dos planos municipais de saneamento básico (PMSB), de forma a garantir a universalização, integralidade e a qualidade dos serviços de saneamento.

“Com o planejamento em mãos a Prefeitura terá como buscar recursos aos Governos Federal e Estadual para ações voltadas ao Saneamento Básico. Nós temos a visão da saúde, muitas doenças muitas vezes são causadas por causa do saneamento. Por isso vocês estão recebendo esse planejamento como um presente da  (FUNASA) e (UFMT), Hoje inicia uma nova etapa, conto com vocês munícipes”. Disse Leiliane Barbosa.

Nós entregamos um planejamento que nasceu da participação de vocês, este plano é estratégico, é bom dizer que este plano veio praticamente de graça, 70% pela FUNASA, e 30% pelo governo.  A cada 4 anos vocês vão poder escutar e poder apurar metas.  Salientou Rubem Mauro Palma de Moura.

Ao final da reunião o Prefeito Rafael Pavei recebeu das mãos da Engenheira Sênior da UFMT Luciana Nascimento da Silva e do coordenador e engenheiro sanitarista Rubem Mauro Palma de Moura, a minuta do projeto de Lei do Plano de Saneamento Básico.

Para encerrar o chefe do executivo agradeceu aos alunos e todos que participaram da cerimônia.

“Obrigada a todos alunos pela presença, obrigada equipe da FUNASA, secretários. Será um plano difícil porém vamos executar com apoio da população, sem os munícipes não conseguimos nada, a população é de suma importância nesses anos que virão” Finalizou o Chefe do Executivo.

Fonte – Assessoria

Comentários