Hospital de Sinop deve manter atendimento pelo SUS nesta segunda

O Hospital Santo Antônio deve manter os atendimentos de oncologia (tratamento de câncer) e obstetrícia pelo menos até esta segunda feira (15), foi o que confirmou a Prefeita Municipal de Sinop Rosana Martinelli (PR), em um vídeo que sua assessoria divulgou em redes sociais.

Segundo a Prefeita, ela teria pedido a diretoria do Hospital que entendeu a importância dos serviços para Sinop e aceitou dar mais um dia de prazo para que o Estado regularize os repasses em atraso com a unidade Hospitalar. Ainda segundo Martinelli, ela estará indo até a capital do Estado solicitar ao Secretário de Saúde para que o mesmo entenda a importância dos atendimentos feitos pelo Hospital Santo Antônio e quite os débitos em atrazo.

O Hospital alega que a dívida com internações regulares chega à cifra de R$9,4 milhões e que o último repasse por parte do Estado foi do mês de julho de 2017 totalizando, assim, cinco meses e meio de atraso, haja vista que o repasse de julho não foi feito em sua integralidade.

O Hospital Santo Antônio atende pacientes de toda a região norte do Estado de Mato Grosso. São feitos, em média 200 partos mês. A oncologia (tratamento de câncer) recebe cerca de 400 pacientes para tratamento quimioterápico por mês e sendo o único hospital referência para o interior do Estado.

Na capital do Estado a situação não está diferente ja que os hospitais filantrópicos Santa Helena, Hospital Geral e Santa Casa de Cuiabá e a A Santa Casa de Rondonópolis também deverá suspender as atividades nesta segunda-feira (15). As unidades decidiram paralisar os atendimentos para novos pacientes nas Unidades de Tratamento Intensivo – UTI’s por falta de pagamento por meio da Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e também por contrapartidas da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Veja o vídeo gravado pela Prefeita de Sinop Rosana Martinelli (PR).

Da redação Rudy Roger

Comentários