Executivo faz balanço de Caravana e amplia “Papa-filas” para Sinop e Cuiabá

O Governador Pedro Taques divulga resultado da 13ª Caravana da Transformação e promete Papa-filas em Sinop  e na Capital.

O programa foi lançado durante a Caravana em Rondonópolis (a 212 km), em dezembro do ano passado e visa zerar a lista de espera por cirurgias eletivas em sete especialidades médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) .

A previsão era contemplar 5 mil pessoas na região Sul com o Papa-filas, com a expansão do projeto em Sinop e Cuiabá, o governo planeja abranger as três maiores regiões do Estado com cirurgias eletivas de média complexidade nas especialidades de cirurgia geral, urologia, vascular, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia.

“Criamos a Caravana da Transformação em 2016 com o objetivo de zerar a espera por um cirurgia oftalmológica e cumprindo o compromisso de não deixar nenhum mato-grossense pra trás. Veja que há estados onde as cirurgias de catarata são a maior demanda em saúde e conseguimos superar isso em Mato Grosso”, avalia Taques. “Com o Papa-filas estamos acelerando isso”, completa.

Segundo o coordenador-geral da caravana , José Arlindo Oliveira, a próxima cidade a receber o projeto será Sinop, em 21 de maio. A previsão é de realizar 11 mil consultas e cerca de 7 mil cirurgias. “Com a edição em Sinop completaremos 141 municípios atendidos”, afirma.

Balanço

A 13ª Caravana da Transformação foi realizada na Arena Pantanal, em Cuiabá, de 16 de abril a 10 de maio e realizou 14.115 cirurgias oftalmológicas em 24 dias de atendimento. Foram feitas 11.964 cirurgias de catarata, 735 de pterígio (tecido fibroso e vasos sanguíneos que crescem no canto dos olhos) e 1.411 de yag laser (procedimento posterior à cirurgia de catarata).

Agora, o projeto do Governo de Mato Grosso totalizou 61.252 cirurgias realizadas no Estado e 330 mil atendimentos de serviços de cidadania. Só em Cuiabá mais de 74 mil pessoas passaram pela Arena Pantanal em busca de um desses serviços. Entre 23 e 28 de abril, os “Dias D”, mais de 31 mil atendimentos de cidadania foram prestados na caravana, os serviços mais procurados foram a plastificação de documentos, emissão de documentos de identidade (RG), 1ª e 2ª vias, CPFs, certidões de nascimento, casamento e óbito e Carteira de Trabalho e Previdência Social e de Pescador Amador.

Além da capital, foram beneficiados os municípios de Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nova Brasilândia, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Nobres.

Para o governador, os números são expressivos e consolidam a iniciativa como “o maior programa de saúde e cidadania de Mato Grosso”.

 

Fonte Alcione dos Anjos

Comentários