Taques inaugura escola em Cuiabá e quer reformar e construir 150 até 2018

0
33

O Governo do Estado entregou, na noite desta desta quarta-feira, mais uma unidade de ensino à população. Situada no bairro Planalto, em Cuiabá, a nova Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda tem capacidade para abrigar 540 alunos por turno de Ensino Fundamental, em 18 salas de aula.

É a quinta escola inaugurada pelo Governo desde o início deste ano. Presentes na solenidade, o governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, destacaram que a busca pela transformação do Estado passa, necessariamente, por investimentos na área educacional. “É necessário que a educação pública tenha qualidade, para que aqueles que mais precisam possam ter melhores condições de buscar uma vida mais digna. Sabemos que, para isso, é importante valorizar o professor, para que tenhamos mais efetivos. Por autorizei a realização do concurso público para a área”, enfatizou o governador, referindo-se ao certame que disponibilizará 5.748 vagas entre todos os níveis de formação.

Marrafon, por sua vez, pontuou que, até o final de 2018, o Governo planeja entregar 150 obras de reforma e construção de novas escolas em todo Mato Grosso. “Temos consciência de que que grande parte das escolas necessitam ser revitalizadas e que precisamos expandir as unidades, para que todos os estudantes sejam atendidos, e com qualidade. Sabemos que o desafio é grande, mas com trabalho, fé e união, vamos superar os desafios”, afirmou o secretário.

Resultado de um investimento de R$ 4,5 milhões, a nova Hélio Palma leva o nome do ex-prefeito de Cuiabá (195-1961), que foi também secretário-chefe da Casa Civil (no governo de Frederico Campos) e consultor da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU). O empresário Luís César Simões de Arruda, filho de Hélio Palma, lembrou que a homenagem ao pai representa o desejo de se tratar a Educação como prioridade. “A Educação é o princípio de tudo. É necessário que investimentos como esse sejam cada vez mais frequentes para que o Estado possa avançar verdadeiramente”, destacou.

A nova unidade de ensino do bairro Planalto conta ainda com sala de informática, biblioteca, cozinha e refeitório, dois conjuntos de vestiários e quadra poliesportiva coberta com arquibancada.

Segunda a diretora da escola, Eliane Aparecida de Melo, a obra já era aguardada há, pelo menos, seis anos. “Somente nessa atual gestão foi que as coisas começaram a caminhar e agora, finalmente, os alunos podem ter melhores condições de estudo”, observou.

Além da nova Hélio Palma, o Governo do Estado inaugurou neste ano as escolas estaduais Mário Duílio Evaristo Henry (localizada no Assentamento Vila Sadia, a 70 km de Cáceres), Dante Martins de Oliveira (Várzea Grande), Filogônio Corrêa (Distrito de Nossa Senhora da Guia, 25 km de Cuiabá), Modelo Santo Antônio (Jaciara). Todas já se encontram em funcionamento.

As entregas fazem parte do Pró-Escolas, o maior Programa de investimentos da história da Educação de Mato Grosso, que, neste ano, conta com um orçamento de R$ 180 milhões para utilização em obras de revitalização e construção de novas unidades.

O Pró-Escolas abrange o desenvolvimento de ações em estrutura, ensino, inovação e esporte e lazer, com foco na melhoria da aprendizagem, na redução da evasão escolar e na valorização dos profissionais.

Fonte:folhamax

Comentários