Secretaria de Saúde de Sinop vai apurar denúncia

0
322

Uma reunião entre vereadores da Comissão Permanente de Saúde e a Secretaria de Saúde de Sinop foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), o objetivo era esclarecer as duvidas sobres os exames realizados pelo Posto de Coleta André Maggi que são pedidos pela UPA.

O Secretário não acredita que o Município esteja pagando duas vezes os exames, segundo ele, o usuário recebe o pedido dos exames dos médicos da UPA e se dirigem aos Postos de Coletas para realização dos mesmos. “Não acredito que estamos pagando duas vezes os exames, o que acreditamos que esteja acontecendo, é que o cidadão vai consultar na UPA o médico observa que não é urgente e faz um pedido de exame para averiguar a situação do paciente e o cidadão sai da Unidade de Pronto Atendimento e procura o Posto de Coleta da André Maggi, mas não acreditamos que a UPA esteja mandando exames para o nosso Posto, isto seria errado e passível de punição.” Disse Marcelo Klement, Secretário de Saúde.

O Secretário afirma que irá abrir um procedimento para apurar os fatos, e caso esteja acontecendo irregularidades irá punir os responsáveis.

“De imediato vamos instaurar um procedimento para apurar as denúncias que são graves, se de fato isto estiver acontecendo vamos ser severos, mas acredito que é o cidadão com o pedido de exames na mão espedido pelos médicos da UPA, que tem procurado nosso Posto de Coleta, de qualquer forma assim que tivermos uma resposta encaminharemos a Câmara de Vereadores.” Concluiu Klement.

Para o Vereador Dilmair Callegaro (PSDB) que levantou a questão no Plenário da Câmara, a reunião foi produtiva e esclarecedora, agora é esperar o resultado do procedimento da Secretaria de Saúde para saber o que de fato vem acontecendo, mas afirma que estará atento e fiscalizando o executivo municipal.

“Nós não fazemos pré-julgamento, mas uma vez recebendo as demandas temos a obrigação de buscar respostas, afinal é o dinheiro público e nós fomos eleitos para fiscalizar, esperamos que tudo seja esclarecido e principalmente que nada esteja acontecendo de errado, mas queremos que tudo seja apurado e que a população tenha uma resposta.” Concluiu o Vereador Dilmair.

O Presidente da Comissão Permanente de Saúde, Professor Hedvaldo Costa (PR), acredita que o Legislativo está fazendo o seu papel e espera um parecer oficial da Secretaria de Saúde sobre o fato, e caso isso não ocorra outras medidas podem ser tomadas.

“Este é nosso papel, fiscalizar e buscar resposta, solicitei essa reunião para tirarmos as duvidas que existem, vamos esperar a resposta do Secretário Marcelo, caso a resposta não seja satisfatória temos outros caminhos que podem ser usados pelo Legislativo, mas acreditamo no trabalho da equipe da Secretaria de Saúde e vamos aguardar o que será apurado, nosso desejo é sempre que tudo esteja dentro da legalidade.” Disse Professor Hedvaldo.

Da redação Rudy Roger

Comentários