Pacientes devem agendar atendimento oftalmológico antes da Caravana

0
103

Quem deseja ser atendido pelos serviços de Oftalmologia oferecidos pela 9ª edição da Caravana da Transformação, que ocorrerá entre os dias 19 e 29 de setembro, no Centro de Eventos de Juína, deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o PSF mais próximo com documentos pessoais e Cartão SUS. O atendimento oftalmológico tem como público-alvo as pessoas acima de 55 anos ou em casos de catarata congênita já diagnosticados.

“É importante que a população dos 13 municípios beneficiados se atente para fazer seu agendamento em uma unidade de saúde, porque essa etapa é fundamental para que os pacientes recebam atendimento oftalmológico nos dias de evento”, explicou o coordenador-geral da Caravana e secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.

Somente em Juína, cidade-sede do evento, 11 PSFs estão realizando o agendamento dos pacientes da Caravana. Essas unidades de saúde estão localizadas nos seguintes bairros: Módulo 01, Módulo 04, Módulo 05 (três unidades), Módulo 06, Padre Duílio, Palmiteira, São José Operário e Setor Industrial (duas unidades).

As consultas e exames oftalmológicos serão oferecidos durante os dias 19 e 24 de setembro. Já as cirurgias agendadas de catarata, pterígio e yag laser serão realizadas entre os dias 20 e 29 de setembro. Os agendamentos cirúrgicos são feitos no evento, logo após o paciente ter passado pela consulta médica e os exames necessários para o diagnóstico.

A coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, explica que os agendamentos feitos pelo município são de suma importância, principalmente para o planejamento do evento, que a cada edição tem tido grande adesão. “Antes de iniciar uma Caravana, nós temos que trabalhar com um quantitativo estimado de pessoas que receberão atendimento e é esse agendamento dos municípios que nos dá essa dimensão”, explicou Balena.

Outro fator importante para trabalhar com a regulação dos pacientes antes do evento é que ao longo das Caravanas o Estado estabeleceu critérios para o atendimento dos pacientes e, assim, criou uma “série histórica” em atendimentos oftalmológicos. Ou seja, todos os serviços prestados em oftalmologia são apresentados ao Ministério da Saúde, que futuramente fará o repasse ao Governo do Estado para procedimentos de alta complexidade.

O atendimento a pessoas acima dos 55 anos é um destes critérios, que segue a Portaria 288/2008 do Ministério da Saúde. Além de Juína, os pacientes de Aripuanã, Brasnorte, Castanheira, Comodoro, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Rondolândia e Tabaporã também serão atendidos durante o evento.

Confira a relação de locais para o agendamento em Juína:

Unidade Central
Rua Cristiane Caqueti, s/nº, Módulo 01

Unidade Equipe 03
Avenida Mato Grosso, s/nº, Módulo 05

Unidade Equipe 01
Rua Loanda, s/nº, Módulo 05

Unidade Equipe 02
Rua Nilves Fries Henika, Nº386, Módulo 05

Unidade Módulo 06
Rua Nova Granada, s/nº, Módulo 06

Unidade Padre Duílio
Rua José Franco Diniz, nº 409S, Padre Duílio

Unidade Palmiteira
Rua Antônio José de Oliveira, s/nº, Palmiteira

Unidade Rural I
Avenida JK, s/nº, Setor Industrial

Unidade Rural II
Avenida JK, s/nº, Setor Industrial

Unidade São José Operário
Avenida Presidente Tancredo Neves, nº 676N, São José Operário

Unidade Módulo 04
Avenida das Arapongas, nº741N, Módulo 04

Fonte – Assessoria

Comentários