Vazamento de esgoto em estação elevatória atinge área verde em Lucas

0
219
Esse material causa um mal cheiro principalmente nas horas de temperatura mais baixa do dia
Esgoto a céu aberto

Moradores da Rua Marechal Candido Rondon, no Bairro Pioneiro, estão convivendo com um mau cheiro que exala da Estação Elevatória do Sistema de Coleta de Esgoto. A estação recebe o material coletado na região através da gravidade, por estar localizada em um dos pontos mais baixos da cidade.

Duas bombas fazem com que o esgoto chegue até as lagoas de tratamento no Setor Industrial. De acordo com o diretor do SAAE, Juliano Manzeppi, as bombas funcionam alternadamente, mas uma delas quebrou, causando um vazamento do material do tanque da estação.

Esse material causa um mal cheiro principalmente nas horas de temperatura mais baixa do dia, quando o ar fica mais frio e os gases causadores do odor se concentram. O esgoto escorre até a área verde atrás da estação elevatória, por onde passam as águas do Lago Ernani Machado.

Juliano afirmou que esse problema vem sendo monitorado há pelo menos dez dias por profissionais do SAAE, assim como o conserto das bombas. A estação elevatória teria sido construída há muitos anos, e estaria defasada, pelo volume de material que ela precisa bombear até as lagoas de tratamento.

Para modernizar o sistema, seria preciso construir uma nova estação, eliminando a já existente somente após o serviço concluído. Parte do muro da estação já caiu, e o vazamento que causou o lançamento do material na área verde, segundo Juliano, já foi resolvido.

Sobre o esgoto que atingiu a mata, formando uma lagoa de esgoto residencial, o diretor do SAAE afirmou que será retirado e a área será recuperada. Juliano disse também que não existe captação de água potável na área onde houve o vazamento, afastando o risco de contaminação de algum poço.

Mas existe a proximidade com a água que sai do lago Ernani Machado e uma represa de criação de peixes que fica na região.

Fonte – Leia Lucas

Comentários