Sindicato solicita contratação de monitor no transporte escolar de Sinop

0
183

O oficio solicitando a contratação de um profissional monitor para o transporte escolar de Sinop foi encaminhado ontem (13) para a secretaria de educação de Sinop pelo sindicato dos servidores públicos municipais de Sinop.

Conforme o presidente do sindicato, Adriano Perotti, a contratação desse profissional se faz necessários devido aos últimos acontecimentos envolvendo ônibus do transporte escolar de Sinop.

De acordo com Perotti, o monitor oferece maior segurança as crianças que utilizam de transporte escolar. O motorista não consegui dirigir e cuidar das crianças, ao mesmo tempo. Daí surge a necessidade de profissional capacitado e treinado, sobretudo no embarque e desembarque dos alunos.

A medida também visa evitar acidentes ou bagunça no interior do veículo.

 

O sindicato solicitou também que sejam revisados e colocados em funcionamento todos os tacógrafos nos ônibus de transporte escolar.

O tacógrafo ou cronotacógrafo é um equipamento obrigatório para os veículos de carga ou passageiros que registra instantânea e inalteravelmente a velocidade e o tempo do meio de transporte. A exigência do aparelho e a fiscalização do mesmo são disciplinados pelo Código de Trânsito Brasileiro e por demais resoluções.

Ele indica e registra, de forma simultânea, inalterável e instantânea a velocidade e a distância percorrida pelo veículo em função do tempo decorrido. Deste modo podem-se obter dados como o tempo de trabalho do motorista, de parada e o que ele permaneceu dirigindo. O cronotacógrafo é exigido por lei nos veículos de carga com peso bruto acima de 4.563 quilogramas e em veículos de passageiros com mais de 10 lugares.

 

 

Fonte Marcia Jordan

Comentários