Mato Grosso recebe alerta de temporais

0
250

A Secretaria de Estado das Cidades, por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, alerta a população que há previsão de fortes chuvas para este fim de semana em todo estado. Em Cuiabá, apesar de a temperatura se manter entre 20° e 32°, há previsão de pancadas de chuvas no final da tarde.

Nas demais regiões do estado, o sábado terá pancadas de chuvas e trovoadas, exceto na região sul. No domingo, as chuvas serão direcionadas para os municípios localizados no norte e noroeste de Mato Grosso. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As chuvas intensas, como as que começaram a ocorrer neste mês, podem trazer alguns transtornos às cidades, alagando ruas, prejudicando o trânsito e colocando em risco a segurança das pessoas que transitam por vias inundadas. A Defesa Civil fala sobre os cuidados que devem ser tomados nestes casos.

O secretário Adjunto da Defesa Civil, tenente coronel BM Abadio da Cunha explica que é necessário que as pessoas evitem locais alagados e andem em meio a tempestade. “É apenas uma previsão, porém todos devem estar bem orientados caso enfrente alguma situação de risco”.
Orientações

Para reduzir os impactos das tempestades e vendavais, mantenha as árvores em suas casas bem podadas. Limpe o seu quintal e recolha objetos soltos. Não construa casas em áreas alagáveis ou sujeitas a deslizamentos.
Como se proteger

– Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro do gás
– Coloque no chão todos os objetos que possam cair
– Não deixe as crianças empinarem pipas
– Se for possível, fique dentro de casa
– Se estiver na rua, procure um local seguro para se abrigar
– Trabalhadores que utilizam andaimes devem redobrar cuidados
– Se estiver dirigindo, pare num local elevado, longe de árvores, rios, torres de energia e placas de propaganda
– Depois que a tempestade passar, não chegue perto de redes elétricas rompidas

 

 

 

Fonte Folhamax

Comentários